A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) preparou para o mês de janeiro uma vasta programação de férias com atividades voltadas para diversos segmentos artísticos e culturais. Entre os destaques está a primeira edição do ano do Projeto Interatos Teatro, que concentrará suas atividades no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo.

A ação começa com a oficina ‘Caleidoscópio Teatral: Criação Colaborativa’, nestas terça (7), quarta (8) e quinta-feira (9), tendo como ministrante o ator Sávio Farias, coordenador do projeto Corpos de Saia. As inscrições podem ser feitas no local, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

- Publicidade -

O município de Cabedelo recebe, ainda, o espetáculo ‘Como Nasce um Cabra da Peste’, como parte da edição do projeto Interatos Teatro. A apresentação gratuita acontece no dia 18, às 19h, no Teatro Santa Catarina.

Projeto Interatos – Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Teatro, Dança e Circo Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Angela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Josemberg Pereira e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Parcerias e patrocínio – A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, com patrocínio do Bradesco realiza, mensalmente, o projeto Interatos, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro.

Sinopses
Como Nasce um Cabra da Peste – Grupo Agitada Gang. Com direção de Eliezer Rolim e dramaturgia de Altimar Pimentel, o espetáculo faz um apanhado das crendices, superstições, costumes e medicinas mágicas empregadas no interior do Brasil rural através da encenação do ritual do nascimento de mais uma criança no árido e hostil mundo da pobreza nordestina pelas mãos de uma parteira – misto de santa e médica. O texto resgata a tradição oral, o esquecimento, o misticismo, a religiosidade sincrética, a luta pela sobrevivência e a doçura do homem do sertão.A classificação do espetáculo é livre. Texto: Altimar Pimentel | Direção: Eliézer Rolim | Elenco: Edilson Alves, Madalena Accioly, Dadá Venceslau.

Oficina Caleidoscópio Teatral: Criação Colaborativa – Ministrante: Sávio Farias – A oficina traz uma combinação de jogos, atividades e exercícios e objetiva estimular a investigação processual do fazer teatral. Ao mesmo tempo em que se expressa criativamente por meio das ações propostas na oficina, cada participante fará uso de seu imaginário e repertório pessoal para construção de narrativas para a criação de cenas, interagindo de maneira individual e coletiva. Assim, sertão trabalhados exercícios de relaxamento e respiração, atenção e concentração, expressão corporal e vocal, improvisação e criação cênica, jogos teatrais, escrita criativa, bem como exercícios de criação de cenas.
Ministrante: Sávio Farias. Sobre o ministrante: Sávio Farias é mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel e Licenciado em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante-fundador do Grupo Bufões de Olavo, criado em 2010, atuando nos espetáculos Clown Bar (2010), Oração do Santo Gozo (2012) e Wanderer – Reino de Cegos (2016), contando com apresentações em diversas cidades brasileiras, além de países como Bélgica e Colômbia. Idealizador e coordenador geral do Projeto Corpos de Saia, encenando e atuando em Poesia Andrógina (2013) e No Mundo da Rua (2015). Integrou a equipe do Setor de Cultura do SESC João Pessoa (2013-2014). Participa da equipe de idealização e produção geral do Festival de Inverno do Castelo Branco (FICABi), realizado anualmente em João Pessoa. É membro filiado da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Integrante do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Teatro: Tradição e Contemporaneidade, no núcleo Cena e Contágio, coordenado pelo prof. Dr. José Tonezzi.

Projeto Interatos Teatro
Oficina Caleidoscópio Teatral: Criação Colaborativa – Ministrante: Sávio Farias
Dias: 07, 08 e 09
Horário:19h às 22h, no Teatro Santa Catarina (Cabedelo)
Acesso: gratuito
Vagas: 20
Inscrições: 9h às 12h e das 14h às 16h
Local de inscrições: Teatro Santa Catarina (Rua Pastor José Alves de Oliveira, SN, Cabedelo)

18/01
Espetáculo Como Nasce um Cabra da Peste
19h -Teatro Santa Catarina, em Cabedelo
Acesso: gratuito

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui