O governador João Azevêdo esteve, na tarde desta sexta-feira (1°), em Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, ocasião em que entregou o arco cirúrgico e a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos. O arco cirúrgico vai possibilitar que o atendimento de ortopedia seja ofertado à população do município e região em breve — para isso, ele assinou ordem de serviço para implantação do serviço de ortopedia. O chefe do Executivo autorizou, ainda, a implantação do serviço de hemodiálise e assinou convênio com o Hospital Municipal Evangelista para fortalecer o atendimento pediátrico no município, cujos investimentos são da ordem de R$ 1,2 milhão.

Com a implantação da UTI do Hospital Regional Dr. Américo Maia de Vasconcelos, a unidade hospitalar ganha as condições necessárias para realizar cirurgias mais complexas — outra demanda antiga da população —, além da abertura do Centro Ortopédico para cirurgias de pequeno e médio porte. Isso vai evitar que pacientes tenham que se deslocar para outros locais em busca de atendimento. Para a implantação da UTI, com 10 leitos, o Hospital Regional de Catolé do Rocha passou por uma reforma. Ao todo, são R$ 2,6 milhões em investimentos.

- Publicidade -

Na ocasião, João Azevêdo destacou que as entregas na área da Saúde em Catolé do Rocha e região vêm se somar a uma série de investimentos do Governo do Estado no setor. “Não tem como não se pensar, com essas ações hoje aqui em Catolé do Rocha, no Programa Opera Paraíba, que já fez mais de 56 mil cirurgias pela Paraíba afora, tirando milhares de paraibanos da fila da vergonha; não tem como não se pensar no Coração Paraibano, programa que em menos de quatro meses já atendeu mais de 4 mil e 600 paraibanos e paraibanas, salvando muitas vidas — não tenho dúvida alguma disso”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, ressaltou que a implantação da UTI do Hospital Regional de Catolé do Rocha vai acabar com o grande sofrimento da população do município e região. “A entrega desses leitos de UTI é um importante investimento. Os usuários da Oitava Região de Saúde que precisavam de um leito de UTI tinham de se deslocar para Patos, Sousa e Cajazeiras. Com essa entrega, a região ganha total independência e os pacientes críticos não vão mais precisar ser transferidos”, disse.

O prefeito de Catolé do Rocha, Laurinho Maia, agradeceu os investimentos do Governo do Estado no município. “É uma parceria com o Governo do Estado em diversas áreas, sobretudo na saúde. É um dia histórico para a saúde de Catolé do Rocha e região”, comentou.

O deputado federal Gervásio Maia ressaltou que a implantação da UTI do Hospital Regional de Catolé do Rocha vai tirar toda uma região do isolamento na saúde. “Havia mais de 120 mil pessoas isoladas e, numa urgência, pedindo a Deus que desse tempo de ao menos entrar numa ambulância. É um equipamento que não deixa nada a desejar em relação aos hospitais de ponta. Fico extremamente feliz por nosso mandato contribuir com momentos como este”, disse.

“É muito gratificante percorrer a Paraíba e ver o volume de obras que este Estado tem, resultado de uma das finanças mais organizadas do País, melhorando a vida da população”, acrescentou o deputado federal Hugo Motta.

“É muito bom quando vemos essa parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Aqui em Catolé do Rocha, são várias obras e a população é a grande beneficiada”, emendou o deputado federal Murilo Galdino.

A solenidade foi prestigiada, ainda, pelos estaduais Galego de Souza e Gilbertinho. Os auxiliares da gestão estadual, a exemplo de Deusdete Queiroga (Infraestrutura); Pollyanna Dutra (Desenvolvimento Humano); Ronaldo Guerra (Chefia de Gabinete) e Nonato Bandeira (Comunicação Institucional), além de lideranças políticas da região também estiveram presentes.

A implantação da UTI no Hospital Regional de Catolé do Rocha amplia ainda mais a importância que a unidade hospitalar tem para os municípios da região. Com 5,7 mil atendimentos mensais em endoscopia, cardiologia, psiquiatria, ultrassonografia e obstetrícia, a unidade é referência para os municípios de Brejo dos Santos, Bom Sucesso, Riacho dos Cavalos, Jericó, Mato Grosso, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz e São Bento, além de Catolé do Rocha e de vários municípios do Rio Grande do Norte.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui