A inspeção minuciosa de aeronaves é requisito básico para garantir a segurança dos voos mundo afora. Necessário, o processo leva tempo e requer a dedicação de profissionais qualificados para o trabalho. Para facilitar o processo, a Latam Airlines começou a testar a inspeção de aviões feita por drones e, assim, se torna a primeira companhia aérea da América Latina e do Brasil a realizar a inspeção desta maneira.

 

- Publicidade -

Reprodução

Um vídeo publicado no Facebook mostra como a inspeção é feita em um Airbus A320; é possível ver como o drone se aproxima de algumas partes específicas da aeronave.

A inspeção por drone ainda está em fase de testes no Centro de Manutenção em São Carlos. Por enquanto, apenas aeronaves da linha Airbus A320 passam pela análise. O projeto com o uso de drones é uma parceria entre a Latam e a Donecle, uma fabricante francesa de drones para inspeção.

Reprodução

O trabalho de inspeção de uma aeronave leva cerca de 10 horas quando realizada por profissionais – o serviço requer alta precisão, afinal, é a segurança dos passageiros e o futuro da companhia que estão em jogo. Usando o drone, o tempo de inspeção cai para cerca de três horas. Assim, a iniciativa promete otimizar até 70% do processo, liberando o tempo dos profissionais para outras tarefas

Fonte: olhardigital.com.br

Foto: iStock

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui