A higienização das mãos é a maneira mais simples, econômica e eficaz de evitar o contágio e de prevenir doenças, que teve a importância reforçada durante a pandemia da Covid-19. Nesta sexta-feira (15) é celebrado o Dia Mundial da Lavagem das Mãos, data instituída desde 2008, que lembra não só a necessidade do ato, mas a forma correta de fazê-lo.

O clínico-geral Ivan Julião, que atende na Policlínica Municipal do Cristo, lembra que a higienização das mãos, principalmente nesse tempo de pandemia, pode salvar vidas. Ele destaca que o hábito é válido para todos os ambientes, seja em casa, na escola ou no trabalho.

- Publicidade -

“A correta lavagem das mãos é de extrema importância. O ato de lavar as mãos, embora simples, evita a transmissão de doenças. A forma mais rápida e mais frequente de transmissão de infecção é através das mãos e a forma de evitar é a higienização”, reforça.

Como lavar as mãos

– Umedeça as mãos na água: O primeiro passo é evitar contato com a torneira da pia. Por ser de uso coletivo e contínuo ela pode estar contaminada. Mas como abrir a torneira de forma segura? Se for automática é só baixar o topo com o antebraço ou cotovelo. Se for giratória, abra com a ajuda de um papel toalha, assim não há contato com os dedos. Não esqueça de retirar anéis, pulseiras e relógio.

– Use um sabonete antibacteriano: Além de remover as impurezas da pele, lavar as mãos com sabonete ajuda a eliminar bactérias e diminui as chances de transmissão de doenças e infecções.

– Ensaboe as palmas das mãos: Aplique o sabonete antibacteriano na palma de uma das mãos em uma quantidade suficiente para lavar todas as partes das mãos, incluindo a interna, externa, dedos, dorso, unhas e pulso. O processo deve ser feito de forma lenta, com movimentos circulares.

– Lave os pulsos: Os punhos também precisam ser lavados, porque sem querer podem acabar encostando em superfícies e objetos. Para isso, enlace um dos pulsos com as mãos e faça movimentos giratórios. Repita o processo na outra mão.

– Esfregue as costas das mãos: Esfregue a palma de uma das mãos contra o dorso da outra e faça movimentos de vai e vem. Nesse momento, você já pode começar a limpeza da parte interna dos dedos. Além dos vãos, esfregue a superfície interna e externa de cada dedo. Para intensificar a higiene, faça movimentos de vai e vem em cada dedo, inclusive os polegares, repetidas vezes.

– Não deixe as unhas de fora: Dentro das unhas se acumulam muitos germes que facilitam a proliferação de fungos, aumentando o risco de infecções. Para mantê-las limpas, friccione-as no centro da mão esquerda contra a palma da mão direita, fazendo movimento circular, e depois troque as mãos.

– Retire o sabão das mãos: Para retirar o sabonete das mãos, use um papel toalha para abrir a torneira ou aproveite a espuma do sabonete para lavá-la. Incline as mãos para cima (primeiro a parte interna e depois a externa). Assim o sabonete alcança uma parte do antebraço, aumentando a proteção. Seque as mãos com papel toalha e descarte no lixo.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui