A médica mastologista Jeane Nogueira destacou que a prevenção, o diagnóstico precoce e o exame de mama são iniciativas importantes e essenciais para que as mulheres tenham o controle do câncer de mama. Ela disse que a campanha do “Outubro Rosa” também ajuda na parte da conscientização e como forma de alerta.

“Mas o cuidado com a mama tem que ser todo o ano e não apenas durante as campanhas de conscientização”, observou a médica. De acordo com Jeane, o diagnóstico precoce da doença faz a diferença, pois o câncer de mama pode ser tratado e tem grande possibilidade de cura.

- Publicidade -

A mastologista concedeu entrevista, com exclusividade, ao Portal Paraiba.com.br e ao programa de Rádio “Show da Arapuan”, na manhã desta segunda-feira (29). De acordo com ela, a estimativa para este ano é de que na Paraíba sejam registrados 880 casos  e na Capital esse número chegue a 240. “No País, a estimativa é de que mais de 59 mil casos sejam registrados”, acrescentou.

Para Jeane Nogueira, o tratamento será muito mais eficaz se a doença for detectada logo no início. “Quanto mais cedo se descobre, melhor o tratamento. Melhor em termos de tratamento com relação a estética, uma vez que a cirurgia conservadora é possível. Aquela que preserva a mama”, comentou.

A mastologista acrescentou que, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, outros tratamentos, como a quimioterapia e radioterapia, apresentam menores efeitos colaterais. “Porque, assim, se obtém a cura com menos mutilação. Sem precisar retirar a mama. Agora, quanto mais tarde esse diagnóstico é feito, mais risco de metástase, mais risco de problemas a longo prazo. E maiores são as chances de retirar a mama”, alertou.

Com a campanha do “Outubro Rosa”, Jeane Nogueira ressaltou que as pessoas se conscientizam mais e procuram, com mais freqüência, os serviços médicos e não esperam a doença aparecer.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui