Educadores com interesse em debater e trocar conhecimentos sobre o patrimônio cultural têm uma oportunidade de discutir e aprender um pouco mais sobre o assunto no ‘Minicurso Patrimonial – reconhecendo os patrimônios culturais de João Pessoa’. Este é um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc, apoiado pela Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). As inscrições, gratuitas, começaram nesta terça-feira (30) e seguem até o próximo sábado (02).

“Esse curso e essa experiência que é desenvolvida pela Lei Aldir Blanc se integra dentro de um projeto macro, que a gente quer desenvolver na Funjope, de valorização do nosso patrimônio material e imaterial, e também do resgate das nossas identidades culturais. É um curso que vai contribuir para a qualificação de mais pessoas trabalhando com essa temática em João Pessoa. Isso é muito importante”, avaliou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

- Publicidade -

De acordo com o ministrante Anderson Santana, o conteúdo vai abordar o conceito de patrimônio, tipos de patrimônios (natural e cultural – com foco no material e imaterial), apresentação dos principais patrimônios de João Pessoa (Centro Histórico, monumentos, teatro de bonecos popular, ciranda, coco de roda e pintura naif), o conceito de educação patrimonial, principais fontes de pesquisa, além de proposta pedagógica de atividades para aplicar em sala de aula.

“Esta é uma oportunidade ímpar de troca de saberes e conhecimentos sobre os patrimônios culturais no conforto de sua casa e de forma gratuita. Uma área de atuação vasta e rica em informações a respeito de arte, cultura, natureza, história, memória e identidade do povo brasileiro”, afirmou Anderson Santana, que é agente cultural.

O projeto é resultado de uma demanda que ele observou em outras oficinas sobre o tema realizadas em 13 cidades da Paraíba. “Nessas cidades, que tinham centros históricos, percebemos que os educadores precisavam se informar mais a respeito e de estarem cientes dessa riqueza cultural”, comentou. “Qualquer um pode contribuir para a conservação do patrimônio. O minicurso esclarece qual o papel de cada um na preservação do patrimônio que faz parte da nossa identidade e da nossa história”, ressaltou.

Serão realizados dois minicursos gratuitos com duração de 8 horas/aula cada. Uma turma será formada apenas por educadores da EMEF Bilíngue Dom José Maria Pires, do Alto do Mateus, e EMEF Violeta Formiga, do bairro de Mandacaru. A segunda turma será composta por inscritos que cumpram o pré-requisito de serem educadores atuantes em João Pessoa, seja na área pública, privada, informal do terceiro setor e de qualquer disciplina.

Haverá distribuição de material exclusivo para aulas ao vivo como apostila, vídeos, podcasts e slides, certificados de participação e sorteios de kits patrimoniais aos inscritos. “Se você é um educador comprometido com a formação integral de seu alunado e incentiva a prática cidadã dos educandos, este minicurso vai abrir ainda mais o seu olhar a respeito das possibilidades de adequar o conteúdo de sua matéria específica aos temas transversais que envolvem o patrimônio cultural”, disse Anderson Santana.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas através do perfil do ministrante Anderson Santana no Instagram (@santanarp20), onde o interessado encontra um link para preencher o formulário de inscrição. O minicurso acontece nos dias 19 e 21/04 (segunda e quarta-feira), das 14h30 às 17h30, somadas mais 2 horas de atividades complementares realizadas em horário oposto às aulas ao vivo. Contato e mais informações através do e-mail [email protected].

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui