Em um passado até bem recente muito se discutiu sobre as ponteiras para o engate de reboque. São aquelas bolas de metal que ficam na parte traseira e que foram criadas com uma única finalidade, engatar um reboque para ser transportado.

Como o motorista brasileiro é muito criativo o equipamento passou a ser utilizado como um “adorno” de enfeite, que muitos diziam servir apenas para machucar a perna, a canela, de quem ali encostava ou para amassar o carro de trás em uma manobra de estacionamento.

- Publicidade -

O tempo passou e esta prática não tem a mesma força de antes. Com o advento dos SUVs, os utilitários-esportivos, modelos que entre outras características tem em sua proposta de uso viagens e passeios por trilhas, ou até mesmo fora de estrada, o cenário mudou.

De fábrica

A Mopar, uma empresa de equipamentos do Grupo FCA, desenvolveu, em parceria com a Anexo A, o engate embutido no para-choque. É um acessório de fábrica que pode ser aplicado em todos os Renegade produzidos no país, desde 2015, e comercializado nas próprias concessionárias de toda a rede Jeep.

Com ponteira removível, fica na altura adequada para reboques e transportes de bicicletas, sem diminuir o ângulo de ataque do engate e a distância livre do solo do veículo, ao contrário dos instalados por debaixo do eixo traseiro. O equipamento conta  a garantia da Jeep porque o serviço de sua instalação só deve ser feito diretamente nos concessionários da marca de todo o país.

Homologado

A novidade oficializa o uso destes engates porque segundo a atual legislação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma boa parte de outros categorias de engates comercializados no país, além de diminuir sensivelmente a altura do solo e o ângulo de ataque do reboque, podem até ser ilegal e proporcionar multa e dor de cabeça em qualquer momento de sua utilização.

Pesquisa entre clientes apontaram um incremento no aumento de consumidores viajando com mini trailer, carretinhas off-road e levando bicicletas em suportes acoplados no engate do Renegade,

Sem risco

Com ponteira removível, o engate embutido original Mopar não oferece riscos em relação às manobras por não usar espaço maior ao do para-choque.

Sem a ponteira, facilita a passagem de pessoas entre carros estacionados e também evita riscos de acidentes com crianças com o Jeep Renegade estacionado na garagem, o que já não ocorre com outros engates com ponteira fixa.

O engate reboque integrado Mopar tem peso aproximado de apenas 13 kg e capacidade de tração de 400 kg. A sua instalação numa concessionária da rede Jeep é feita em cerca de 90 minutos.

Fonte: https://www.otempo.com.br/super-motor

Foto: FCA/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui