A Rede de Cardiologia Pediátrica e Perinatologia Pernambuco-Paraíba (RCP), uma organização não-governamental que em quatro anos de existência já atendeu a 100 mil crianças paraibanas por meio do chamado “Teste do Coraçãozinho”, realizando mais de 500 cirurgias cardíacas em recém-nascidos, está recebendo apoio institucional do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

No final da manhã desta segunda-feira (11), o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, recebeu em seu gabinete em João Pessoa a visita dos médicos Cláudio Régis (pediatra), Juliana Soares (pediatra) e Sandra Mattos (cardiologista e pediatra), respectivamente, coordenador de Perinatologia do RCP, coordenadora do RCP na Paraíba e presidente do RCP Pernambuco-Paraíba.

- Publicidade -

Com a presença do 2º-subprocurador-geral de Justiça, Valberto Cosme de Lira, e do diretor-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), Francisco Glauberto Bezerra, os integrante da rede de Cardiologia Pediátrica solicitaram ao MPPB apoio no processo que permite o Hospital do Lyons Club, localizado no Bairro de Mangabeira e que iria funcionar como Instituto dos Olhos mas se encontra desativado, passe a ser administrado pela RCP.

A Rede de Cardiologia Pediátrica e Perinatologia Pernambuco-Paraíba é pioneiro no país, fruto de uma parceria entre a Associação Círculo do Coração de Pernambuco e o governo da Paraíba, por meio de convênio firmado com a Secretaria Estadual da Saúde. A Rede atua na capacitação dos profissionais de saúde, em especial neonatologistas,

ultrassonografistas, pediatras e enfermeiros, visando o diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas em crianças.

Com esse convênio, os profissionais de saúde do estado da Paraíba passam a ficar qualificados para fazer a triagem, diagnóstico e realizar cirurgias em crianças que tenham doenças cardíacas congênitas complexas, assim como o diagnóstico de cardiopatias fetais. A Rede é formada por 12 maternidades em todo o estado, além do Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, e cobre cerca de 90% das crianças nascidas no estado.

“Teste do Coraçãozinho”

Desde junho de 2014, o exame de oximetria de pulso, mais conhecido como “Teste do Coraçãozinho”, é realizado de forma universal como parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). A determinação do Ministério da Saúde para realizar o exame que serve para detectar e prevenir problemas cardíacos nos recém-nascidos em toda rede pública foi publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de junho de 2014.

O teste permite identificar precocemente se o bebê tem alguma doença grave no coração e, em caso positivo, o paciente é submetido ao exame de ecocardiograma para confirmar o diagnóstico. O procedimento é simples, rápido e indolor. Consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro – espécie de pulseirinha – instalado nos primeiros dias de vida no pulso e no pé.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, cerca de dez em cada mil nascidos podem apresentar alguma malformação congênita e, entre esses, dois podem ter cardiopatias graves e precisar de intervenção médica urgente.

Secom-MPPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui