O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) registrou 613 atendimentos de quedas de altura nos três primeiros meses deste ano, que dá uma média superior a seis atendimentos diários. Boa parte dessas ocorrências está relacionada com acidentes domésticos, provocadas por situações do cotidiano, principalmente em idosos e crianças.

Esse tipo de ocorrência, inclusive, vem aumentando desde o início do período de confinamento, como destaca o coordenador do setor de ortopedia da unidade hospitalar, Douglas Teixeira. Ele explica os riscos que esses traumas podem ocasionar e faz um alerta sobre como devem ser feito os primeiros socorros nas vítimas.

- Publicidade -

“O Ortotrauma recebe muitos casos de quedas de altura, tropeços e escorregões, mas é bom as pessoas saberem que a principal referência é o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, porque pode diagnosticar e tratar de traumas mais graves, como na coluna e cabeça. Acontece que a pessoa pode apresentar uma fratura de braço ou perna e a lesão mais séria não seja evidente num primeiro momento”, explica.

“Agora, claro, nossa unidade hospitalar dispõe de toda estrutura para tratar de fraturas e lesões que sejam do perfil de atendimento, inclusive com a realização de cirurgia caso necessária. Em idosos, a queda pode representar um marco. Os danos físicos e/ou psíquicos podem se transformar em sequelas permanentes, trazendo sérias dificuldades para manutenção das atividades diárias”, salientou.

Ortotrauma – A unidade hospitalar é referência no Estado da Paraíba em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde. Além disso, também realiza pequenas cirurgias sem internamento, consultas, exames laboratoriais e por imagem e atende urgências psiquiátricas por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui