A Ouvidoria da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) funciona como mais um canal de participação popular, recebendo pedidos de informação, de realização de serviços, sugestões, elogios e reclamações. O setor recebeu 100 demandas da população no primeiro semestre deste ano, entre solicitação de coleta de entulho, de poda e serviços de capinação, denúncias de despejo de entulhos, metralha da construção civil e de resíduos em terrenos, entre outras.

O serviço contribui para a melhoria da qualidade das ações realizadas pela Emlur a partir das demandas da população. A coordenadora da Ouvidoria, Dilane Vilar, explica que o ouvidor é o profissional que precisa ter habilidades interpessoais para solucionar conflitos, com respeito e disponibilidade para escutar o cidadão.

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“Nossa função é oferecer soluções às demandas ou aos problemas apresentados pela população. A Ouvidoria é um elo entre as pessoas e o serviço público, ao passo que representa uma instância de controle e participação social, visando o aprimoramento da gestão pública”, afirma a coordenadora.

De modo geral, as demandas são respondidas em um prazo de até dez dias. Contudo, conforme a Lei de Transparência, este prazo pode ser de até 20 dias. “O acesso à informação é um direito fundamental, portanto, nossa equipe se esforça para desenvolver o processo da transparência na administração pública e responder o mais rápido possível”, comenta Dilane Vilar.

O acesso à Ouvidoria pode ser feito por meio do telefone 3214-7634 ou pelo e-mail [email protected]. A Ouvidoria também realiza atendimento com reserva de identidade do demandante. A solicitação de serviços da Emlur ainda pode ser feita à Central de Teleatendimento pelos telefones 0800 083 2425, 3214-7628 ou 3214-7660.

Outra forma da população expor sua demanda é por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, acessado pelo link http://sic.joaopessoa.pb.gov.br/open.php. É necessário selecionar o nome da Emlur no menu, preencher nome completo, número do documento oficial e e-mail. O usuário deve descrever o assunto e detalhar sua demanda na mensagem, a qual será enviada à Ouvidoria da Emlur.

Secom-JP

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