O Banco Central do Brasil apresentou recentemente o funcionamento do sistema de pagamentos instantâneos PIX. A tecnologia, que será implementada no país a partir de novembro deste ano, promete transações em tempo real sem restrições de data ou horário.

Contudo, uma proposta discutida no Fórum de Pagamentos Instantâneos do BC pode estabelecer um valor máximo para cada transação no sistema. Segundo informações do site Mobile Time, a ideia visa evitar fraudes envolvendo altas quantias no período inicial de funcionamento. O limite seria ampliado conforme a validação da tecnologia.

- Publicidade -

Outra proposta sugerida é centralizar os dados de segurança no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT). Esse sistema é responsável pelo armazenamento das chaves de endereçamento do PIX, como número de celular, CPF e email. Assim, as PSPs teriam um sistema unificado para acessar informações relevantes para detectar e prevenir fraudes.

Vale ressaltar que o DICT ainda pode receber uma quarta espécie de chave de endereçamento. O endereço virtual de pagamento (EVP) corresponde a um número hexadecimal gerado de forma aleatória que visa garantir a privacidade do usuário durante a criação do QR code estático. Assim como as demais sugestões, a proposta também foi apresentada no Fórum de Pagamentos Instantâneos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui