O papa Francisco teve uma noite de sono tranquila e segue em repouso após superar a fase crítica de sua condição de saúde, segundo informou nesta sexta-feira (28) a assessoria de imprensa do Vaticano. O pontífice completa duas semanas internado na Policlínica Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios.
– Como nos últimos dias, a noite passou tranquila e o papa agora está descansando – disse a Santa Sé em seu comunicado matinal, após o último boletim médico ter relatado uma nova melhora nesta quinta (27).
O pontífice “deixou para trás a fase crítica”, segundo explicaram as fontes do Vaticano, com cauteloso otimismo, já que seu quadro clínico continua “complexo” e seu prognóstico permanece reservado. O último boletim, que pelo segundo dia consecutivo não incluiu nenhuma referência a uma condição “crítica”, indicou que “as condições clínicas do santo padre também confirmam uma melhora”.
Nesse sentido, a nota detalhou que o papa estava “alternando a terapia de oxigênio de alto fluxo com a máscara de oxigênio”, que fornece níveis mais baixos de oxigênio ao paciente.
Francisco, de 88 anos, foi internado no dia 14 de fevereiro devido a uma bronquite com infecção polimicrobiana, que evoluiu para uma pneumonia bilateral, um quadro que preocupava principalmente por sua idade e porque parte de um dos seus pulmões foi removido quando era jovem.
Nesta quinta, Francisco realizou fisioterapia respiratória conforme prescrito nos últimos dias, mas também respeitou o repouso obrigatório determinado desde o dia em que foi internado. À tarde, ele foi rezar na capela do apartamento privado que os papas têm no décimo andar da Policlínica Gemelli, onde os fiéis levaram flores e velas para lhe desejar uma rápida recuperação.
Depois, se dedicou, como nos últimos dias, às tarefas de trabalho, como estudar e assinar documentos. Até o momento, todos os eventos da agenda deste sábado (1º) de Francisco foram cancelados, assim como a oração do Angelus no domingo (2).
Fonte: Pleno News
Foto: EFE/EPA/ANGELO CARCONI