A segunda edição do projeto ‘Pavilhão do Samba’, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope), acontece nesta sexta-feira (8), no Pavilhão do Chá, Centro da cidade. A partir das 14h, a passista Fabianna Palmeira ministra uma oficina de samba. Em seguida, às 16h, será a vez de Salete Marrom subir ao palco para se apresentar com sua banda ‘Os Bambas’.

Desde o ano passado, a Funjope está fazendo uma ação de ocupação de seus equipamentos do Centro Histórico como forma de dar vida e atrair mais pessoas para a convivência urbana. O Pavilhão do Chá, conforme o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, é um espaço importante do ponto de vista da história, da memória e das identidades culturais.

- Publicidade -

“Por isso, estamos sempre realizando atividades, como o Rota das Letras, com literatura, lançamento de livros, oficinas, música, cultura popular e contação de histórias. Estamos dando uma nova ação para o Pavilhão do Chá com essa experiência do samba”, observou.

A ideia é manter o projeto com a realização de oficinas e sempre apresentando rodas de samba, acompanhadas de passistas. O equipamento, na avaliação do diretor, permite um uso variado.

Atrações – Professora de samba, coreógrafa e rainha dos sambistas, a passista Fabianna Palmeira é também atriz e professora, e promete despertar nas pessoas um olhar mais atento em relação ao ritmo. “Vamos conhecer o samba no pé aos poucos, mostrando passo a passo os segredos, o seu encantamento com a dança. Tenho certeza de que os participantes vão gostar”, afirmou.

Já Salete Marrom entra em cena na sequência, levando para o público músicas das sambistas Alcione e Beth Carvalho, além de composições de cantores reconhecidos nacionalmente.

“A denominação deste projeto tem tudo a ver ‘sambisticamente’ falando. A poesia histórica está estampada no coreto do Pavilhão do Chá. E nós, que fazemos Salete Marrom e os Bambas, preparamos um repertório bem aproximado ao nível poético que exige o ambiente”, comentou.

Salete Marrom vai cantar ainda pérolas de Clara Nunes, Cartola, Maria Rita, Noite Ilustrada, entre outras composições raízes no samba.

Inscrições – São 50 vagas disponíveis para a oficina de samba, e as inscrições podem ser feitas até a sexta-feira, através do link: https://forms.gle/p184rauC1GqjLWxXA.

O projeto – A iniciativa ‘Pavilhão do Samba’ estreou no dia 25 de março e passa a acontecer quinzenalmente. A ideia é oferecer ao público da cidade e aos turistas mais uma opção de cultura, especialmente na área da música.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui