O setor da Nutrição do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, alcançou 93,75% de índice de satisfação, conforme Pesquisa de Satisfação realizada na unidade no primeiro trimestre do ano. Mais de 600 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, preencheram o formulário de opinião, e puderam avaliar os principais serviços prestados pelo setor. Também foram avaliados no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (Htop).

Para coordenadora de Nutrição, Christiane Carneiro, o resultado só confirma a acreditação do setor. “Temos uma equipe muito comprometida e capacitada, isso, reflete na qualidade do serviço que a gente presta à população, tanto aos pacientes, acompanhantes e funcionários. Na unidade de saúde, contamos com uma diversidade de gêneros alimentícios nutricionais riquíssimos que contribui para o sabor das refeições, bem como da segurança da deglutição, por isso, somos um hospital acreditado”, frisou.

- Publicidade -

O serviço de alimentação do Hospital de Trauma está sofrendo diversas transformações. O sabor passou a fazer parte das refeições, bem como os valores nutricionais dos alimentos. “Atualmente, é indispensável que os cardápios sejam nutritivos, com boa aparência, sabor e de fácil preparo. O projeto de gastronomia da instituição quer que os pacientes saiam satisfeitos com o nosso tratamento e atendimento”, comentou Christiane.

Diariamente são oferecidas seis alimentações diferenciadas aos pacientes, acompanhantes e funcionários: desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Outro projeto de destaque é ‘O cuidado com o cuidador, faça do seu alimento o seu medicamento’. “Investimos nos funcionários que possuem alguma morbidade ou patologia, através de um cardápio diferenciado gostoso e nutritivo. A alimentação é produzida por um chef e tivemos bons resultados. Vamos estender agora para preparações fitness com a introdução de grãos de bico e cereais. O objetivo é buscar sempre a excelência”, completou a coordenadora.

A Nutrição também conta com o projeto ‘Sentinela’ que é voltado para os colaboradores da área assistencial. Os nutricionistas fazem educação continuada in loco, com palestras relacionadas à Terapia Nutricional dos internos. Os profissionais debatem sobre suplementação e jejum prolongado, como também orientam pacientes que estão com sondas quando recebem alta hospitalar. “Os indicadores têm demonstrado que este programa tem funcionado muito bem, diminuindo até o risco de mortalidade do paciente”, disse Christiane Carneiro.

A equipe da Nutrição é formada por 27 nutricionistas que atuam no Hospital de Trauma e Htop, 24 horas por dia diariamente.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui