O posto médico avançado instalado no Parque do Povo realizou 1.053 atendimentos nos 32 dias da programação oficial d’O Maior São João do Mundo. O dia com o maior número de atendimentos foi no encerramento da festa, neste domingo, 2 de julho, quando 95 pessoas foram socorridas.

Apenas 61 pessoas precisaram de transferência para unidades hospitalares, o que representa menos de 6% do total de pessoas socorridas. A maior parte das ocorrências foi de baixa gravidade. A maioria dos casos foi por excesso de ingestão de álcool, quedas da própria altura ou questões clínicas, como a oscilação da pressão arterial.

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No geral, o público feminino foi o mais atendido: foram 664 pacientes mulheres e 389 homens. O posto médico avançado, montado pela Secretaria Municipal de Saúde, foi o maior já estruturado para a festa. No local estavam 20 leitos, sendo um de UTI, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem todas as noites, dispondo até de desfibrilador, para os casos graves.

Foram mais de oitenta profissionais atuando e quatro ambulâncias mobilizadas em pontos estratégicos, com maqueiros volantes para realizar o atendimento de forma móvel em qualquer espaço da festa. “Os atendimentos estiveram dentro da normalidade, sem agravos e com destaque para não haver nenhum tipo de ferimento por arma branca ou qualquer outra forma”, destacou o secretário municipal de Saúde, o médico Gilney Porto.

Nos distritos de Galante e São José da Mata, como em outros locais de festividades, a exemplo da Vila Sítio São João, as equipes da Saúde também estavam presentes com as ambulâncias do programa Saúde de Verdade e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

As equipes de Vigilância em Saúde também fizeram testagens de Influenza e covid-19 no aeroporto João Suassuna, nos terminais rodoviários e na Vila Sítio São João. Além disso, a Gerência de Vigilância Sanitária promoveu orientação e fiscalização no Parque do Povo e nos estabelecimentos.

Outras ações também foram desenvolvidas, como a campanha “Forró de Zé Gotinha”, de imunização; a campanha “Quebre o Ciclo do Fumo”, de conscientização sobre o tabagismo na festa, com foco no cigarro eletrônico; e a campanha “Sem camisinha, sem Xenhenhém”, de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Codecom

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