Condutores de veículos movidos à gasolina tiveram uma surpresa negativa ao abastecer na manhã desta segunda-feira (28), diversos postos apresentaram aumentos no preço do combustível, sem que tenha havido reajuste por parte da Petrobras.

Além disso, vários postos também apresentaram o mesmo valor, o que causou desconfiança.

- Publicidade -

O secretário do Procon-JP, Helton Renê, afirmou que foi pego de surpresa com esse aumento. Ele citou que não houve aumento na Petrobrás e destacou que o órgão vai fazer o que é de praxe: fiscalizar os postos e notas fiscais para verificar se houve um aumento fora do padrão, através de especulação de mercado.

Renê lembrou que a questão do preço mudar simultaneamente pode acontecer por ter postos que integram uma rede com o mesmo dano, porém isso também será investigado pois um aumento em rede pode maquiar uma informação.

“Se não houve nenhum aumento da Petrobras, vamos verificar se houve aumento considerado abusivo pelas regras legais. O mercado é livre, mas monitoramos para evitar abuso”, disse.

Caso identificada alguma irregularidade, o posto pode ser autuado. “As autuações do Procon não são baratas, mas tudo vai ser averiguado depois que analisar as notas fiscais, amanhã as equipes vão para a rua solicitando as notas fiscais nos postos que já identificamos e nos demais iremos realizar uma pesquisa”, afirmou.

Até a quarta-feira (30) já deve estar disponível para o consumidor uma nova pesquisa de preços com mais de 100 postos, garantiu.

Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui