No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a população realiza, nesta sexta-feira (18), a Marcha por uma Democracia sem Racismo. A mobilização, promovida pela Marcha da Negritude Unificada e a Rede Afroempreendedora da Paraíba, conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). A concentração será às 14h, no Teatro Santa Roza e, em seguida, a marcha segue em direção ao Parque Solon de Lucena.

“Com esse estímulo que estamos dando aos movimentos negros, garantimos uma linha de atuação da Funjope de inclusão social das pessoas e dos grupos. Temos toda uma política de trabalho voltada à inclusão dos artistas negros desde o ano passado”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

- Publicidade -

Ele lembrou que o apoio que a Fundação está dando para a celebração do Dia da Consciência Negra foi todo construído em conversas e reuniões com representantes do movimento. “Isso, para nós, é muito importante e temos que colocar na agenda de João Pessoa as necessidades e potencialidades dos grupos e dos artistas negros”, afirmou.

Marcus comentou ainda que o mês da consciência negra tem um valor histórico e simbólico, de comemoração, mas também de resgatar e dar visibilidade para essa cultura, e observou que a Funjope está fazendo seu papel. Ao longo desse mês, inclusive, as ações da Fundação incluem a Mostra de Cinema Negro com curtas de diretores e diretoras negros paraibanos.

Para Marli Soares, uma das organizadoras da mobilização, integrante do Coletivo de Mulheres Negras da Paraíba Abayomi e da Executiva Administrativa da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba (MNU-PB), é muito importante o reconhecimento da pauta de luta e de resistência do povo negro pela prefeitura.

“São muitos anos sem que tivéssemos esse reconhecimento mais institucional e é disso que estamos precisando, dessa força. O nosso povo negro sempre foi esquecido nesses espaços. Agora, vejo que a Funjope tem uma gestão aberta que dá uma resposta. Há muito tempo não víamos essa interação com o povo negro”, observou.

Para celebrar e festejar a potência da Consciência Negra foram preparadas apresentações culturais com atrações como Slam Parayba, Capoeira, e Batuque do Mestre Lúcio, que vão levar uma amostra da arte preta para a população.

Dentro da programação, foi planejada também a Feira Preta que acontece no Parque Solon de Lucena, a partir das 13h. O espaço vai contar com a participação de lideranças negras e, para quem gosta de música, haverá shows com os grupos Raízes Parahyba e Funk Peso Brasil.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui