A Prefeitura de Campina Grande encerrou na última sexta-feira, 12, no auditório do Centro Universitário Internacional (UNINTER), o 1° Ciclo de Capacitação para as Organizações Sociais do Município. A ação, realizada durante seis encontros, por meio da equipe de Projetos e Planejamento da Secretaria de Assistência Social (Semas), e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), teve como objetivo melhorar a estrutura interna e viabilizar formas de captação de recursos, públicos e privados, de forma independente.

No encerramento, representantes de 25 organizações participantes acompanharam uma palestra com a jornalista Carol Farias, que lidera, no Brasil, o projeto “Dia de Doar”. Trata-se de um evento mundial, que alcançou mais de 100 países, com base na estratégia de captação de recursos para Organizações Sociais. Na oportunidade, ela incentivou a criação de ideias para que as organizações consigam doações, preferencialmente, por meio de grandes empresas, promovendo campanhas massivas, mesmo existindo poucos recursos.

- Publicidade -
Capacitação foi realizada no auditório UNINTER, na rua Getúlio Vargas, centro de Campina Grande

Renato Costa, representante da Casa Redebella, e que atua com o público idoso, falou sobre a importância da capacitação. “Essa capacitação foi um ponto de partida para que possamos crescer e sermos sustentáveis, já que esse é o nosso maior objetivo, e com isso tivemos mais conhecimento agregado. Todos os temas abordados foram muito enriquecedores, porque doar não significa tirar algo seu para dar a alguém, e sim, para agregar valor aquele que precisa”, disse Renato.

Quem também apresentou uma importante contribuição foi a diretora de Proteção Social Básica da Semas, e presidente do CMAS, Joelma Martins, que abordou o tema “A Política Pública de Assistência Social”. A diretora esclareceu dúvidas dos representantes das organizações e falou sobre essa atuação junto às instituições.

“Essa atividade que a Prefeitura de Campina Grande está propiciando às organizações sociais é muito importante, porque se elas têm a intenção de ofertar serviços de assistência social, então precisam entender como isso funciona, tanto na parte técnica quanto na captura de recursos, para atender as demandas da comunidade, o que é um trabalho relevante e complementar ao nosso”, destacou Joelma Martins.

De acordo com Uiamara Mirna, coordenadora de Projetos e Planejamento da Semas, esse foi mais um ciclo realizado com sucesso. “Nosso balanço é extremamente positivo e temos recebido bons retornos das organizações. Nesse primeiro momento focamos na capacitação para despertar a independência da cada Organização. O ciclo seguinte, com início em julho próximo, será de formação. O objetivo é segmentar essas organizações, estruturar o planejamento estratégico dentro do propósito de cada uma delas e formá-las em áreas específicas, com um olhar mais técnico”, finalizou a coordenadora.

Sobre a Capacitação

Os seis encontros da capacitação, que tiveram início em 24 de março, ocorreram semanalmente às sextas-feiras, encerrando, em média, com 25 organizações sociais participantes. Na oportunidade foram abordados temas como: Gestão de Pessoas – o Empreendedor e o Intraempreendedor Social; Aspectos Jurídicos essenciais das Organizações Sociais e Aspectos Contábeis Fundamentais para as ONGs. Todos com foco em estratégias para melhorias internas e financeiras dessas organizações.

Codecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui