A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa deu início, nesta terça-feira (6), a mais uma etapa de formação continuada para os profissionais da rede de ensino da Capital. Agora é a vez dos professores dos anos iniciais, que corresponde do 1º ao 5º ano. A formação acontece até o dia 19 de forma virtual, nos turnos manhã e tarde.

São aproximadamente mil professores polivalentes do Ensino Fundamental I passando por essa qualificação. A formação compõe uma das ações do programa ‘Letrar + JP’ e tem parceria com o programa ‘Educar Pra Valer’.

- Publicidade -

“Com essa metodologia implantada aqui no município, um programa nosso, acreditamos que venha melhorar essa defasagem que existe na rede, permitindo que as crianças passem pelo ciclo da alfabetização aprendendo a ler e escrever. Essas metodologias têm dado resultado em municípios de estados vizinhos, como Sobral no Ceará, que também é no Nordeste e tem cultura semelhante à nossa”, afirmou América Castro, secretária da Sedec.

Todo esse investimento nas séries iniciais tem o objetivo de levar mais aprendizado aos alunos da rede, para que eles possam passar pelo ciclo de alfabetização de fato sabendo ler e escrever. Outro resultado de tudo isso é um melhor desempenho nas avaliações nacionais. “Capacitando os professores esperamos melhorar ainda mais a qualidade do nosso ensino. Isso reflete também em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”, ressaltou a secretária.

Durante a formação serão discutidos temas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ação pedagógica nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática, Sistema de Escrita (SEA) e o Sistema de Numeração Decimal (SDN).

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui