A Prefeitura de João Pessoa oferece atendimento para várias especialidades médicas nas cinco policlínicas municipais (Cristo Redentor, Jaguaribe, Mandacaru, Mangabeira e Policlínica das Praias, em Tambaú), que atendem crianças e adultos, além da Policlínica da Pessoa Idosa, no anexo do Hospital Santa Isabel, em Tambiá.

A Policlínica do Cristo, que oferece a especialidade de segunda a quarta-feira nos dois turnos e na quinta pela manhã, atende diariamente cerca de 14 pacientes por turno. Mas o atendimento é regulado, ou seja, o usuário precisa fazer a consulta na Unidade de Saúde da Família (USF) que faz o encaminhamento para a dermatologista.

- Publicidade -

Esse foi o caso da estudante Ana Clara Leite, moradora dos Bancários, que passou pela regulação e foi encaminhada para a Policlínica do Cristo. “Eu fui atendida na USF do bairro e a médica me encaminhou para a dermatologista. A regulação da USF me informou onde eu seria atendida, a data e hora do atendimento”, conta.

Segundo a dermatologista Stephany Pessoa Farias, os casos que ela atende na Policlínica do Cristo variam de acordo com a faixa etária dos pacientes. “Eu atendo desde os casos mais simples, como acne, algumas dermatites em bebês, até casos maios complexos, como o câncer de pele, mais comum nos idosos,”, explica.

Dias e horários variados – Todas as policlínicas do município oferecem atendimento de dermatologia, variando os dias e horários. Na Policlínica de Mangabeira, tem atendimento dermatológico três vezes por semana, as segundas, quartas e quintas-feiras, das 7h às 17h. Já na Policlínica das Praias, o atendimento dermatológico é toda quarta-feira, das 8h às 12h. Na Policlínica de Mandacaru, a dermatologista atende às terças-feiras pela manhã, das 7h às 12h. Em Jaguaribe, a policlínica conta com dermatologista de segunda à quinta-feira, sempre no turno da manhã.

A Policlínica da Pessoa Idosa também conta com atendimento de dermatologista, que acontecem às terças-feiras, nos dois turnos. Assim como nas outras policlínicas, o atendimento precisa ser regulado pela Unidade de Saúde da Família.

Marcação e desistências – A marcação das consultadas dermatológicas são reguladas pelas USFs, mas nem todas as pessoas que têm a consulta marcada pela regulação, comparecem às policlínicas. Segundo a diretora geral da Policlínica de Mandacaru, Geralda Rodrigues, é oferecido o atendimento em dermatologia às terças-feiras pela manhã, porém é comum os pacientes faltarem à consulta, mesmo tendo sido marcada com antecedência.

“Nós temos uma dermatologista que atende 16 pessoas por semana. As consultas são reguladas, mas infelizmente os usuários têm faltado à consulta, o que gera um grande nó crítico, porque quando o usuário falta, não só está deixando de fazer a consulta, mas também está tirando essa oferta de quem está na fila de espera, para ser regulado”, afirma.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui