Em meio à rotina agitada das cidades, encontrar tempo e recursos para se dedicar à prática de atividades físicas pode ser um desafio para muitos. Na busca pela promoção de uma vida mais saudável e acessível a todos, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), tem proporcionado o projeto ‘Circuito nas Praças’.

Atualmente, a população da capital paraibana é atendida em nove pontos espalhados pela cidade, além de duas academias, onde os cidadãos de todas as idades podem participar. “Essa é uma iniciativa que oferece atividades gratuitas diariamente e que tem o suporte de profissionais em todos os lugares de atendimento, onde nós oferecemos aulas de dança e funcional”, afirmou o secretário de Esportes da Capital, Kaio Márcio.

- Publicidade -

“O serviço oferecido pela gestão municipal disponibiliza uma oportunidade única para os moradores se engajarem numa rotina de atividade física regular”, é o que explica a professora Giullianne Araújo, umas das responsáveis pelas atividades na Praça da Convivência, no José Américo.

Diariamente, a educadora se dedica a suas turmas, que reúnem em média de 30 pessoas, distribuídas em dois horários: de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 6h30, e no período da tarde, das 16h às 17h. Desde o início do projeto, ela ministra aulas de funcional e suas variações, alongamento e demais atividades.

O grupo é carinhosamente conhecido como ‘stress zero’ e o propósito vai muito além do físico. É um espaço onde a comunidade se fortalece, onde os alunos compartilham risadas, apoio mútuo e, acima de tudo, amizade.

“As alunas se desconectam do estresse diário e se conectam umas com as outras. Estar aqui melhorou em tudo na minha vida, não é só qualidade de vida, não são apenas exercícios, me sinto bem… nós temos uma relação, é todo mundo bem alto astral”, garantiu a professora.

É o caso de Conceição Marinho, aluna do projeto há dois anos e meio. Aos 60 anos, ela esbanja saúde e vitalidade e é uma das mais animadas do grupo. “Eu tinha um problema sério de coluna, e desde que eu adotei participar das aulas, melhorei em praticamente tudo. Foi o melhor presente para nós essas aulas. O prefeito Cícero Lucena está de parabéns. Aqui a gente melhora em tudo, bom humor, saúde e ganha disposição”, destacou.

A aluna Rosa de Lima é outro bom exemplo. A aposentada frequenta as atividades desde o início do projeto, há quatro anos. “Eu vim para cá derrubada, sem ânimos e ainda com diabetes. Mas aqui também é um momento de lazer, e hoje eu não consigo viver sem esse projeto”, comentou a moradora do bairro José Américo.

Locais, dias e horários:

Praça Encanto Verde (Cidade Verde – Mangabeira)

– Segunda, quarta e sexta | Manhã: 5h30 às 7h30 e Tarde: 16h30 às 18h30

Praça da Convivência (José Américo)

– Segunda a sexta | Manhã: 5h30 às 6h30 e Tarde: 16h às 17h

Praça dos Colibris (Cidade dos Colibris)

– Terça e quinta | Manhã: 5h30 às 7h30 e Tarde: 16h às 17h

Praça do Inocoop (Cristo)

– Segunda, quarta e sexta | Manhã: 5h30 às 7h

Praça Tenente Ulisses (Ginásio Hermes Taurino – Mangabeira)

– Segunda a sexta | 5h30 às 7h e Tarde: 17h às 18h

Rua Floriano Peixoto (Jaguaribe)

– Segunda a sexta | Manhã: 5h às 7h

Parque Parahyba II (Bessa)

– Segunda, terça e quinta | Tarde: 16h30 às 18h

CRJ Funcionários I

– Segunda a sexta | Manhã: 6h às 7h e Noite: 18h às 19h

CRJ Mangabeira

– Segunda e quarta | Tarde: 16h às 17h30

– Segunda a sexta | Noite: 18h às 22h  

Serviço – Para quem tiver interesse em participar de alguma das atividades do projeto ‘Circuito das Praças’, basta procurar um dos pontos e fazer o cadastro junto ao profissional de educação física.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui