A Prefeitura de João Pessoa realizou, nesta quinta-feira (31), uma ação alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no próximo sábado (2). A programação do evento contou com apresentação musical, show de palhaço, brincadeiras, banho de piscina e café da manhã para funcionários, usuários e familiares. A ação foi realizada no Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD).

De acordo com a coordenadora de saúde do CRMIPD, Nadja Marques, o objetivo da ação é dar maior visibilidade às crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Neste dia buscamos mostrar a importância tanto do acompanhamento profissional quanto do apoio da família para a socialização e desenvolvimento das crianças, porque algumas vezes os pais querem negar e esconder que seus filhos são autistas”, destacou.

- Publicidade -

O serviço disponibiliza atendimento multidisciplinar para crianças e adolescentes de até 18 anos, que tenham alguma deficiência. As especialidades oferecidas são psicologia, psiquiatria, neuropediatra, fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia, musicalização infantil, arteterapia, terapia ocupacional e educação física adaptada.

Gustavo tem 12 anos e já é acompanhado pelo serviço há sete anos. “Aqui os profissionais são excelentes e muito atenciosos com todas as crianças. As terapias sempre ajudaram muito no processo de desenvolvimento do meu filho”, disse a professora Gerlane Ferreira.

Já o pequeno Saimon, de 7 anos, começou a ser atendido no Centro há apenas um ano, mas a mãe e dona de casa, Anaceli da Silva, já percebe mudanças no comportamento de seu filho. “Desde muito cedo ele já dava sinais de que era autista, mas só depois que levei em vários especialistas é que foi confirmado. Mas no período que ele tá aqui, ele já mudou bastante. No início ele tinha momentos de agressividade em casa e agora isso já mudou muito”, comentou Anaceli.

Serviço – O Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência é uma parceria das Secretarias de Saúde (SMS), Educação e Cultura (Sedec), Desenvolvimento Social (Sedes) e Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). Atualmente, o serviço tem 420 usuários cadastrados, sendo 190 autistas. Os atendimentos podem acontecer de forma individual ou coletiva, dependendo da necessidade da criança e do adolescente. Portanto, o acompanhamento é iniciado após uma triagem de avaliação que indicará o tratamento mais adequado para o usuário.

Os usuários são atendidos por demanda espontânea ou encaminhados pelas unidades de saúde da família (USF). No momento do cadastro, o responsável pelo usuário deve estar de posse dos documentos pessoais da criança ou adolescente, cartão SUS, comprovante de residência e laudo que comprove a deficiência.

O serviço está localizado na Avenida Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, a população pode ligar para 3218-9807.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui