A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai plantar 600 mudas de árvores nativas em toda a Capital, a partir deste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa é uma parceria com o escritório de advocacia Marcos Inácio, que doou as espécies. Nesta manhã, para marcar o encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente, foi plantado um ipê branco, no Parque Parahyba II, no Bessa, e outras 30 mudas de árvores nativas. A atividade contou com a participação musical do grupo Baticumlata, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

O secretário municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira, destaca a importância da participação da sociedade na proteção ao meio ambiente. “Passamos a semana inteira em eventos comemorativos, fizemos palestras e cursos trabalhando temas de educação ambiental como proteção animal, recursos hídricos e resíduos sólidos, sempre trazendo a população para participar porque não existe preservação do meio ambiente sem a participação do cidadão”, afirmou.

- Publicidade -

Permanentemente, a Semam faz a distribuição de mudas de árvores nativas com a montagem da Tenda Verde. De janeiro a maio deste ano, foram doadas 2.400 mudas em eventos da Prefeitura. Foi feito o plantio de 2.900 mudas em praças, canteiros de ruas e avenidas, calçadas e nos condomínios entregues à população pela Prefeitura. As mudas são produzidas pelos técnicos do Viveiro Florestal, situado na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº, Gramame. O local funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e na sexta-feira, das 8h às 14h.

Conforme o engenheiro agrônomo da Semam, Martin Queiroga, em seis ou sete anos, as mudas devem ter alguns metros de altura e produzir grande área de sombra. Ele destaca que o plantio de árvores favorece o aumento da umidade e a redução de temperatura, sobretudo, em um local como o Parque Parahyba.

A moradora do bairro do Bessa, Vânia Trigueiro, achou ótima a iniciativa público-privada. “Eu passeio com meus cachorros duas vezes ao dia, no Parque Parahyba. Quando essas mudas crescerem e se tornarem árvores, vai ser maravilhoso para quem utiliza este local”, destacou.

Baticumlata – O grupo da Emlur participou de alguns eventos, na Semana do Meio Ambiente, levando a mensagem de sustentabilidade. “É ótimo participar desse encerramento, difundindo a proteção ao meio ambiente nas letras e também no nosso visual, já que nossos instrumentos são materiais reaproveitados de usos distintos. Nós contribuímos para ajudar a mudar a mentalidade das pessoas sobre o correto descarte de resíduos sólidos”, afirma o diretor do Baticumlata, Jairo Gomes.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui