A transformação digital chegou a João Pessoa que passou a integrar a Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.br), através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec). Com a formalização, João Pessoa se torna sexta capital a aderir, se juntando a Recife, Belo Horizonte, Campo Grande, Porto Alegre e Teresina, que começam a compartilhar plataformas e inovações em Governo Digital com outros municípios ou estados. Com isso, poderá compartilhar e receber informações sobre serviços digitais do País e de forma integrada.

Integrada ao Ministério da Economia, a Rede Gov.Br foi criada em 2019 através da portaria Nº 23, de 4 de abril de 2019. Com ela, o Governo Federal incentiva a adesão dos entes ao Gov.br desde 2019. Um dos eixos da Estratégia de Governo Digital 2020-2022 – o de Governo Integrado – prevê justamente a integração de dados e serviços da União, estados, Distrito Federal e municípios.

- Publicidade -

“Desde então, viemos trocando experiências com os entes federados e outros participantes para criar um ambiente colaborativo permanente e impulsionar a transformação digital em todo o País”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

“Visamos ampliar a oferta de serviços e reduzir custos, principalmente para o cidadão. Esse avanço retira das pessoas o ônus do deslocamento e da apresentação de documentos, quaisquer que sejam, para terem solucionadas suas demandas por serviços”, pontua o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

A Secitec é o ponto central dessa troca de experiências entre diversos setores do serviço público no município de João Pessoa. “Estamos dando os passos certos para promover a transformação digital no âmbito do município. Com a adesão à Rede Gov.br, estamos trabalhando de forma integrada e conectada às demais esferas do governo em busca de aprimorar os serviços públicos”, acrescenta a secretária executiva da Secitec, Danyele Raposo.

A adesão da Prefeitura de João Pessoa a Rede Gov.br tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas a temática de Governo Digital no setor público, a exemplo de uma plataforma única de serviços públicos municipais, por meio digital, de forma integrada. Com isso, a uma significativa economia para a sociedade ao eliminar a necessidade do usuário ir até as agências dos órgãos públicos, gastar com transporte e dispor de tempo, por exemplo.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui