O efetivo da Guarda Civil Municipal – GCM participou do I Encontro de Capacitação Continuada 2023, promovido pela Prefeitura de Campina Grande, no último final de semana. Durante o encontro foi abordado o tema ‘Como proceder em ocorrências que envolvem menores infratores’.

Durante dois dias foram realizados um Workshop, no auditório da Vila do Artesão e uma Oficina, na Academia Nova Geração. As atividades foram realizadas a partir das 14h.

- Publicidade -

O Major Jonatha Midori Yassaki, subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar e Especialista em Segurança Pública, responsável pelo workshop falou da importância e da necessidade de rondas escolares no contexto atual.

Do procedimento padrão para agentes das rondas escolares (da ronda preventiva ao sinistro); Da abordagem, imobilização, condução – esses procedimentos são aplicáveis a menores? Quando? E como?

Durante o workshop foi fortalecido que o menor de idade em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente.

Havendo repartição policial especializada para atendimento de adolescente e em se tratando de ato infracional praticado em coautoria com maior, prevalecerá a atribuição da repartição especializada, que, após as providências necessárias e conforme o caso, encaminhará o adulto à repartição policial própria.

O menor de idade apreendido por força de ordem judicial será, desde logo, encaminhado à autoridade judiciária.

OFICINA – Defesa pessoal, Técnicas e procedimentos relacionados ao tema da Capacitação, aconteceu na Academia Nova Geração, no último sábado, a partir das 14h, ministrada por Vanderlan Targino Alves, formado em Educação Física e em Gestão em Segurança Pública e Privada – FACOL.

Foram apresentados os conceitos principais:

– Defesa pessoal significa ter uma técnica que sirva para qualquer pessoa, independente de restrição física, peso ou força.

Fundamentos – Autocontrole; manter a calma, e o autocontrole; e controlar o adversário.

Dentre as opções que o guarda civil dispõe para fazer frente à resistência ativa, estão técnicas sobre o uso seletivo ou diferenciado da força. Destaca-se o emprego de força através de suas mãos e/ou equipamentos.

Codecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui