Conscientizar e orientar os condutores e pedestres sobre a importância do respeito à vida e à segurança, como forma de reduzir o número de acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos, alertando sobre o uso responsável da faixa de pedestres. Por esse motivo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) apoia a campanha Maio Amarelo – movimento internacional de conscientização para redução de acidentes, realizando diversas ações para integrar a população a iniciativa. O tema nacional este ano é ‘Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito’.

A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died), Gilmara Branquinho, afirma que a campanha educativa tem como foco prevenir e diminuir as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito, e gerar uma mudança de comportamento em todos os usuários das vias. Ela ainda destacou a importância do pedestre atravessar as vias em local seguro para evitar ser vítima de atropelamento, de preferência nas faixas semaforizadas, e do motorista respeitar a sinalização.

- Publicidade -

“A conscientização é a melhor forma para combater os riscos de atropelamentos nas faixas e também fora delas. É importante o pedestre ter muita atenção ao atravessar a faixa, esperar o veículo parar para, assim, atravessar com segurança”, ressaltou Gilmara.

Ocorrências – O índice de atropelamentos em João Pessoa preocupa as autoridades de trânsito, motivo pelo qual as campanhas educativas precisam ser constantes. Segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-19) de João Pessoa, de janeiro a abril desse ano foram registrados 99 chamados para atendimento a vítimas de atropelamentos.

Júlia Monteiro, recepcionista, comenta que a pressa de motoristas e o aumento no número de veículos leva a um agravamento e desrespeito às leis de trânsito. “É importante a iniciativa da Prefeitura de orientar pedestres e condutores sobre seus direitos e deveres no trânsito. É preciso que todos façam sua parte para reduzir os acidentes”, completou.

Dicas para atravessar na faixa – Coloque-se em lugar visível ao condutor; aguarde na calçada um momento certo para atravessar a via; acene com a mão pedindo passagem; aguarde a parada dos veículos; atravesse sobre a faixa com passos firmes; não havendo faixa de pedestres, atravesse sempre em linha reta.

Maio Amarelo – É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui