Suas dívidas comprometem o orçamento mínimo existencial, inclusive com restrição ao crédito no mercado? Já sentiu que seus débitos parecem não ter fim? E por que será que seu salário não chega até ao final do mês? Já pulou de empréstimo em empréstimo para saldar uma dívida anterior? Se você se encaixa nessas situações, então é o chamado superendividado. Para deixar o consumidor mais atento nessa questão, o Procon-JP esclarece o que é superendividamento e dá algumas dicas de como prevenir e/ou amenizar a situação.

A pessoa considerada superendividada pode se encaixar em dois tipos de perfis: a que contraiu a dívida de forma impulsiva ou mesmo imprevidente, já que não fiscalizou os próprios gastos, mas não teve a intenção de dolo, ou seja, não agiu com malícia. O segundo tipo é aquele que contraiu débitos em decorrência de motivos externos, a exemplo do desemprego inesperado, divórcio, doença ou morte na família, necessidade emergencial de empréstimo, redução salarial etc. “Nesses dois casos, a pessoa tem a intenção de quitar o débito”, esclarece o secretário Rougger Guerra.

- Publicidade -

Dicas – Aprimeira dica se refere a um contato direto com os credores na tentativa de renegociar a dívida (com abatimentos ou desconto em juros e encargos), mas de forma que possa ser paga considerando o orçamento mensal. Em qualquer negociação, deve-se prestar atenção sobre a possibilidade de abusividades nos juros e multas aplicados.

Outra dica importante é a de manter um maior controle das finanças domésticas, discriminando a renda familiar e as contas a pagar e, a partir daí, não comprar nada que não seja necessário, além de evitar novos empréstimos, por impulso ou não. Também é importante tentar comprar à vista, inclusive os bens necessários à sobrevivência, evitando, ao máximo, o uso do cartão. “Outro conselho é quanto a procurar os órgãos de defesa do consumidor que tenham programas que prevejam a negociação de débitos, a exemplo do Procon-JP Negocia”, orienta Rougger Guerra.

Procon-JP Negocia – Desde o final do mês de julho que está funcionando o Programa ‘Procon-JP Negocia’ que prevê a negociação dos débitos em mesa de diálogo entre consumidor e credores e intermediado pelo Procon-JP, com o primeiro contato do consumidor exclusivamente através do WhatsApp (83) 9.8665-0179 (Procon na sua mão). “Já estamos trabalhando na segunda fase do Programa, que é a entrega da documentação referente aos débitos relatados dos consumidores que se enquadraram no perfil do superendividamento”, explica o secretário.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Orientação e dúvidas: 0800 083 2015

Instagram: @procon_jp

WhatsApp: (83) 9.8665-0179

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui