A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio Departamento de Educação Infantil (DEI), realiza, nesta terça-feira (6), um seminário de encerramento da Formação Continuada da Educação Infantil da Rede Municipal de João Pessoa. O tema é ‘Saberes e práticas na/da Educação Infantil’. O evento acontece no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos turnos manhã e tarde.

O seminário foi aberto pela secretária de Educação e Cultura, América Castro. “Nosso agradecimento primeiramente ao prefeito Cícero Lucena que nos oportunizou este momento, de fazer a educação como agenda prioritária. Agradeço a professora Sonaly Machado, em nome de todas vocês que fazem a educação infantil. Saibam que cada uma tem o nosso respeito. Muito obrigado por transformarem a educação nos nossos Centros Municipais de Educação Infantil”, afirmou.

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No turno da manhã, das 8h às 11h, participaram os professores e professoras que atendem ao segmento de creche, 0 a 3 anos de idade. A manhã começou com a apresentação cultural do grupo ‘Castelo de História’ e em seguida os participantes assistiram a uma palestra ministrada pela professora doutora Naire Capistrano da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O tema foi ‘Transições na educação infantil: da creche para a pré-escola’, onde houve um debate no final.

O turno da tarde, das 13h30 às 17h30, será voltado para os professores e professoras que atendem ao segmento de pré-escola, 4 e 5 anos de idade. Com o tema ‘Transições na educação infantil: da pré-escola para o ensino fundamental’, os participantes assistirão a uma palestra da professora doutora Ana Luísa Amorim, da UFPB. Ao final, também acontecerá um debate entre eles.

“A transição pedagógica pode ser vista como um processo de mudança e adaptação de crianças, professores e famílias. A literatura orienta que a transição aconteça com atenção e equilíbrio para garantir a integração e a continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. As orientações pedagógicas realizadas pelo DEI também reforçam que a transição deve ser realizada numa perspectiva de continuidade, prevendo a utilização do princípio de que a criança deve ser o ponto de partida para o planejamento e o desenvolvimento das ações que integram e organizam a dinâmica curricular”, explicou a diretora do DEI, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.

Secom-JP

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