A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (19), a capacitação de profissionais que estão trabalhando na campanha de imunização contra a Covid-19, em relação às normas técnicas e de administração para uso da vacina da fabricante Pfizer-BioNTech. As orientações foram dadas pela equipe do Ministério da Saúde (MS) e a previsão é que o imunizante chegue às capitais no final deste mês de abril.

A capacitação está sendo realizada de forma online e vai acontecer por mais dois dias – 20 e 23 de abril. As turmas foram divididas em quatro, cada uma com 100 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas salas de vacina da rede municipal de saúde.

- Publicidade -

“É importante que os profissionais convidados participem da capacitação, pois será mais um imunizante sendo administrado para garantir a segurança da população. Considerando também que tanto a forma de uso como o armazenamento das doses deste fabricante é diferenciado”, esclareceu o enfermeiro e chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgulino. “Trata-se de um imunobiológico que se apresenta em forma de liófilo, ou seja, de pó, que deverá ser preparado antes de sua administração. O armazenamento inicial é diferenciado”, completou.

Assim como as vacinas da Oxford/AstraZeneca e do Butantan/Coronavac, as mulheres gestantes, puérperas e pessoas menores de 16 anos não fazem parte do grupo para imunização da vacina Pfizer. A tecnologia deste imunizante também é diferente, baseado no RNA mensageiro ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2.

Ainda, conforme informações técnicas, o imunizante deste fabricante deve ser aplicado de forma intramuscular em duas doses, com um intervalo de três semanas para completar o esquema vacinal e garantir a imunização proposta.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui