Um artista paraibano com quatro décadas de carreira é o entrevistado desta quinta-feira (5), no programa Espaço Cultural, na Rádio Tabajara FM (105,5). O jornalista e radialista Jãmarrí Nogueira vai receber o cantor, compositor e jornalista Adeildo Vieira, logo no primeiro bloco do programa, que vai ao ar das 22h até a meia-noite.

Adeildo vai falar sobre o show de lançamento de seu novo disco: ‘O presente’. A apresentação será neste sábado, dia 7, às 20h, no Teatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa. Adeildo será acompanhado da banda Alamiré (guitarrista Rudá Barreto, tecladista Uaná Barreto, baterista Gilson Machado e o baixista Ilder Santos). A playlist da entrevista terá canções do novo álbum.

- Publicidade -

O programa, que tem duas horas de música com artistas da cena paraibana, também tocará composições da banda Gatunas, Os Fulano, Elba Ramalho, Carlos Aranha, Didi Machado, Titá Moura, Hugo Leão, Kennedy Costa, Gláucia Lima, Dryt, Luana Flores, Iago D’Jampa e Pollyana Resende. Ainda Elon, Arquiza, Banda Fôrra, Kelson Kizz, Nathalia Bellar, Mandí, Herbert Vianna, Chico César e João Carlos Jr.

O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da rádio Tabajara. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Adeildo Vieira – Nascido em Itabaiana (PB), Adeildo veio para João Pessoa ainda na adolescência. No começo dos anos 1980, passou a integrar o Musiclube da Paraíba e teve forte influência do Jaguaribe Carne (Pedro Osmar e Paulo Ró). A paixão foi tamanha que ele trocou o curso de Engenharia Mecânica na UFPB pela música. Mais tarde, Adeildo ainda faria o curso de Jornalismo.

Sua primeira apresentação com show montado foi em 1983, no começo do ano, em Jaguaribe, aos 20 anos de idade. Sozinho tocando canções de sua autoria. Um ano depois, já no Musiclube, fez seu primeiro show com a banda, em 6 de junho de 1984. De lá para cá, já participou de diversos festivais e lançou vários discos e DVDs.

Em 2000, lançou ‘Diário de bordo’. Já em 2009, ‘Há braços’. E em 2017, ‘África de mim’ (que ganhou registro em DVD no ano seguinte). Ano passado, Adeildo participou de concerto promovido pela Orquestra Sinfônica da UFPB. Suas canções foram arranjadas por Helinho Medeiros, Leo Meira, além de Rudá Barreto e Uaná Barreto.

Adeildo lançou em 2023 o livro “Maestro Chiquito: o metalúrgico dos sons” através da Editora União. O livro-reportagem é fruto de pesquisa acadêmica realizada pelo autor para o mestrado em Jornalismo, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele narra a trajetória do consagrado músico, arranjador e compositor paraibano, com fidelidade aos relatos dos entrevistados e, por vezes, usando linguagem poética. Atualmente, ele apresenta o programa ‘Tabajara em Revista’, na Rádio Tabajara.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui