Nesta quinta-feira, dia 13, o saudoso poeta Juca Pontes será homenageado no programa Espaço Cultural, na Rádio Tabajara. Referência na área cultural paraibana, especificamente na literatura, Juca faleceu domingo passado, dia 9. Editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, o Espaço Cultural (realizado pela Funesc) vai ao ar das 22h à meia-noite, na seguinte frequência: 105,5 FM.

A homenagem a Juca Pontes, que vinha atuando como gerente editorial da Fundação Casa de José Américo, mostrará poemas musicados pelos cantores e compositores Mestre Fuba e Titá Moura, além de poemas de Juca declamados por artistas como Maria Valéria Rezende, Ana Adelaide Peixoto, Oliveira de Panelas, Zezita Matos etc.

- Publicidade -

Nascido em Campina Grande, em 1958, ele morava na capital paraibana há mais de 30 anos. Editou uma série de livros em quadrinhos sobre a vida de renomados autores paraibanos, como Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna. Publicou vários livros de sua autoria, como ‘Ciclo vegetal’, Mar do olhar’, ‘Ranhuras do corpo’ e ‘As flores do meu jardim’ (esse dedicado aos netos Ravi, Maíra, Ben e Joaquim).

Juca Pontes é responsável por projetos marcantes, como: Jornal Oficina Literária e Caderno Paraibano de Cultura, além das revistas Presença Literária e Educação e Cultura. Durante a pandemia do coronavírus criou o projeto Livro Live, sempre buscando alternativas de divulgação para o meio literário.

Em 2015, o escritor foi homenageado em um Sarau feito pelo Centro Estadual de Artes (Cearte), no qual os produtores tomaram como ponto de partida o livro ‘Ciclo vegetal’. Em 2016, o projeto Café em Prosa homenageou o artista no evento ‘As Pontes de Juca’, com performances das atrizes Suzy Lopes, Nyka Barros e Kassandra Brandão (além de fotos de Bruno Vinelli e guitarra ao vivo de Cleiton Teixeira).

O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui