O Programa Opera Paraíba – ação do Governo do Estado que facilita o acesso da população às cirurgias eletivas – realizou pela primeira vez, neste sábado (13), três cirurgias de artroplastia total de quadril (prótese), no Hospital Regional de Picuí (HRP), unidade pertencente à rede hospitalar estadual. A artroplastia total de quadril é uma cirurgia reconstrutiva que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando alívio da dor, aumento da mobilidade e restauração da função do quadril afetado.

Segundo Hilda Moreira Marques Oliveira, diretora-técnica do hospital, o procedimento de alta complexidade conduzido no centro cirúrgico da instituição é fundamental para tratar doenças crônicas. “A introdução desse procedimento cirúrgico de alta complexidade, aqui na unidade, representa um marco significativo para a saúde dos paraibanos. Estamos tratando um paciente que há oito anos vinha sofrendo com problemas no quadril. Espera-se que isso resulte em melhorias significativas na qualidade de vida dos pacientes”.

- Publicidade -

O médico ortopedista e cirurgião do quadril, Márcio Tadeu Raulino, chefe da equipe médica responsável pelas cirurgias, explica que a artroplastia total do quadril é uma cirurgia ortopédica de alta complexidade que substitui as articulações naturais comprometidas por um modelo mecânico – prótese – que reproduz os movimentos biológicos com a mesma eficiência. “A cirurgia é realizada substituindo a articulação lesionada por um componente femural (parte que substitui a cabeça do fêmur) e um componente acetabular (que substitui a cavidade do osso da bacia), devolvendo ao paciente mobilidade e restauração da função danificada”.

Dor articular crônica e dificuldade de locomoção são os principais problemas causados pelo desgaste do quadril. Como é o caso do pesquisador aposentado, José Luís Firmino, de 78. Ele conta que há cerca de 8 anos, fraturou o fêmur durante uma partida de futebol, quando foi atingido por um amigo. Ficou anos sem os cuidados adequados até ficar sem andar, precisou dos cuidados médicos e encontrou no Opera Paraíba a oportunidade de andar novamente. “Com essa cirurgia do Opera Paraíba eu espero andar normal, correr, andar bem ligeiro, fazer minhas caminhadas que eu sempre gostava de fazer, e vou fazer ainda mais, enquanto eu não morrer, eu tô aqui gozando na vida, né?”, comemora.

Após sofrer uma queda, em 2018, Dona Terezinha de Jesus Bruci Andrade, de 74 anos, moradora do município de Cubati, começou uma verdadeira batalha para recuperar sua mobilidade. Com orçamentos cirúrgicos entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, a aposentada chegou a cogitar a venda de uma casa para realizar a cirurgia. “Em 2020, eu fiz todos os exames que o médico solicitou, apresentei e ele disse que seria necessário uma cirurgia que custava 15 mil, eu, uma aposentada, não tinha condições. Algum tempo depois, procurei outro médico e a cirurgia seria 25 mil, porque o desgaste já estava bem avançado, foi aí que pensei em vender a casa. Não adiantava mais passar medicamento, os médicos nem queriam mais me atender. Quando soube que o Programa Opera Paraíba realizaria a cirugia, minha filha pegou todos os exames e a documentação e fez o cadastro. Só por eu ganhar essa cirurgia, pra mim, é tudo na minha vida, vou poder brincar com meus netos e fazer as coisas na minha casinha”, planeja dona Terezinha.

Desde fevereiro deste ano, por meio do Programa Opera Paraíba, o Hospital Regional de Picuí oferta artroplastia de joelho. O Programa Opera Paraíba é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba que tem como objetivo facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera. Desde 2019, já levou mais de 100 mil procedimentos de média e alta complexidade para o interior. Para ser contemplado pelo programa, é necessário que o usuário faça a solicitação através da secretaria de saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br preenchendo os dados pessoais, comprovante de residência e anexando exames e laudos médicos.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui