Todos os finais de tarde, a professora aposentada Maria José Prado, 74 anos, calça um tênis, veste a roupa mais confortável e segue para o Largo da Gameleira, em Tambaú, para praticar exercícios físicos no polo do programa Saúde em Movimento, da Prefeitura de João Pessoa. Para ela, as atividades diárias servem de motivação para levar uma vida cada vez mais saudável. Neste sábado (6), é lembrado o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.

Maria José contou que conheceu o programa há cerca de oito anos, após ser alertada pelo seu médico. “Eu estava sentindo dores nas juntas e ele disse que se eu não começasse uma atividade física, deveria começar a guardar dinheiro para comprar uma cadeira de rodas. Pra mim, foi um espanto muito grande e optei pela atividade física, mesmo não acreditando que resolveria minhas dores. Foi aí que conheci o Saúde em Movimento”, relembrou.

- Publicidade -

Atualmente, conduzida pela profissional de educação física, Karla Diniz, a professora aposentada disse que participar do programa melhorou sua saúde e bem-estar. “Me conquistou, porque as aulas são focadas no bem-estar do nosso corpo, de forma geral. Nós temos esclarecimento do que vamos fazer e por que fazer. Além de ser um momento de descontração e escuta entre os participantes e os professores, que são maravilhosos. Tudo isso é o que nos motiva no dia seguinte”, disse.

Além de Maria José, o programa da Prefeitura de João Pessoa atende cerca de 3,5 mil pessoas nos 30 polos distribuídos nos bairros da cidade, incluindo praças, academias de saúde e Unidades de Saúde da Família(USF). Uma dessas pessoas é a dona de casa Ellen Soares, 51 anos, que participa das atividades na Praça Tiradentes, no bairro da Torre, e considera o Saúde em Movimento muito mais do que apenas um serviço.

“Foi através desse projeto que melhorei minha saúde, tanto física, com os exercícios passados pelos professores, como mental, através das pessoas que frequentam as aulas. Porque, lá, não somos professores e alunos e, sim, uma família”, afirmou.

Alenilde Tavares, profissional de educação física responsável pelo polo da Praça Tiradentes, ressaltou que a prática da atividade física é fundamental para a saúde física e mental. “Estudos mostram que realizar atividade física regularmente melhora a qualidade do sono, a autoestima, a circulação sanguínea, ajudam no controle de diversas doenças como hipertensão, diabetes e depressão. Além desses benefícios, realizar atividades físicas em grupo, promove também a socialização, melhorando sua autoestima e qualidade de vida”, afirmou.

Aluna do mesmo polo, a consultora de vendas, Gizelda Barros, contou que o programa tornou parte importante de sua rotina. “Transformou minha vida para melhor em diversos aspectos. Os exercícios fortalecem o meu corpo e a minha mente. Graças à atividade física, pude superar um quadro de depressão e, desde então, me sinto melhor. Sou uma pessoa mais saudável e sinto que tenho mais energia para viver o dia”, disse.

“É muito satisfatório que o vem contribuindo tanto e de forma tão significativa na vida dos moradores de nossa cidade. O sucesso do programa é resultado do trabalho desempenhado pelos profissionais de educação física que, todos os dias, se empenham em oferecer o melhor para os usuários, com aulas elaboradas pensando na saúde e bem estar dos usuários”, destacou Nicolas Travassos, coordenador do programa Saúde em Movimento.

Serviço – Quem tiver interesse em participar das atividades do Saúde em Movimento, deve procurar um dos pontos e fazer um cadastro junto ao profissional de educação física. Pela manhã, as atividades do Saúde em Movimento funcionam de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30. Já nos turnos da tarde e noite, as aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h.

Os locais onde são realizadas as aulas podem ser vistos através do link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/saude-em-movimento/

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui