A cantora e compositora pernambucana Duda Beat fará show em alusão ao Dia Internacional da Mulher, neste sábado (7), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A abertura será com a banda paraibana Gatunas. A programação começa às 16h e também conta com Feirinha Cultural, Contação de história com Dany Danielle (Contação da Rua) e aula aberta de capoeirança com Mariana Sanfer e contra-mestra Tina. Será um evento inclusivo, com intérprete de libras e área de acessibilidade para cadeirantes. O acesso às atividades é gratuito.

A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O lançamento oficial da programação estadual do Mês da Mulher será feito na sexta-feira (6), pela SEMDH. Ao longo do mês, serão realizadas mais de 50 atividades envolvendo o trabalho interinstitucional de órgãos e instituições do governo.

- Publicidade -

Duda Beat – Natural do Recife e radicada no Rio de Janeiro, Duda Beat soma seu timbre forte, suas referências visuais e musicais extremamente brasileiras aos ritmos eletrônicos em músicas que giram em torno do mesmo tema: o amor.

Com um diário recheado de desabafos ácidos, as letras de Duda Beat dão voz a uma jovem mulher romântica que não consegue se adaptar à fluidez dos relacionamentos contemporâneos. Engana-se quem pensa que o trabalho de Duda faz apologia à amargura – o lamento transformado em arte é impregnado de humor. Ao compor dessa forma original que inspira a superação e o empoderamento, Duda Beat recebeu o título de Rainha da Sofrência Pop.

A carreira musical de Duda começou a ser desenhada quando ela levou suas primeiras letras e melodias para o produtor musical Tomas Tróia. “Sinto Muito”, álbum de estreia da artista, foi lançado em abril de 2018, e suas faixas contam atualmente com mais de 47 milhões de plays e 1,2 milhão de ouvintes mensais em diferentes playlists do Spotify. Em 2019, Duda lançou singles em parceria com artistas como Tiago Iorc, Gaby Amarantos, Lucas Santanna, Rashid, Mateus Carrilho, Jaloo, Illy, Romero Ferro, Omulu; e a faixa “Seu Pensamento”, especialmente concebida para um projeto em homenagem à cantora Adriana Calcanhoto.

No ano de 2020, a cantora se despede da turnê de seu primeiro álbum e prepara o sucessor de “Sinto Muito” prometendo a sequência na história dessa mulher que reflete e se manifesta em milhares de brasileiros. Novos vídeos únicos, looks irreverentes e uma nova turnê também são aguardados.

Gatunas – Elas querem é poder!  Foi com essa proposta que Gatunas surgiu nas noites de João Pessoa como uma banda que leva ao palco mais do que sua música. Através de suas apresentações, o grupo fala sobre a luta e a resistência da mulher utilizando o empoderamento como instrumento contra os preconceitos de gênero. A banda surgiu com o objetivo de homenagear mulheres artistas que estão muito além do seu tempo e têm na luta feminista a sua inspiração. Atualmente, Gatunas está em processo de produção de suas músicas, abrangendo diversos ritmos: rock, blues, carimbó, forró, brega, entre outras influências regionais.

As músicas autorais buscam promover reflexões sobre as minorias em representatividade, por isso as letras abordam questões sociais, LGBTQfobia e assimetrias de gênero. A banda busca o protagonismo feminino, procurando promover a igualdade de gênero e mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser e, inclusive, à frente do palco.

Contação de Histórias – Dany Danielle integra o Contação da Rua, grupo de artistas que tem em comum o amor pela música, pelo brincar e pela infância. Juntos desde 2013, o grupo se dedica a criação de melodias, letras e arranjos criativos e inéditos, que se alinham com a sensibilidade da criança, em cada fase da infância.

O grupo vem ganhando espaço no cenário musical brasileiro com o lançamento de seis cds, sendo um deles, apenas com canções de ninar, que contou com a participação de artistas como o Izy Mistura, da dupla Dois Africanos.

O trabalho cuidadoso que desenvolve prioriza a valorização dos ritmos, dos instrumentos e da cultura do nosso país.

Capoeirança – Na programação do dia 7, a partir das 18h, haverá aulão de capoeirança para mulheres, ministrado por Mariana Sanfer e a contra-mestra Tina. Capoeirança é uma vivência que une e entrelaça os saberes corp (orais) da Capoeira Angola e da Dança, por meio da improvisação e experimentação de nossas memórias ancestrais. Nessa vivência será explorada a relação entre corpo, espaço e a relação com o outro, tendo como guia o movimento e seu potencial criativo. Mariana Sanfer é capoeirista, artista, licenciada em Dança. Pesquisadora das possibilidades poéticas e corporais entre capoeira e dança, e mestranda em Artes Cênicas pela UFRN. Tina é contra-mestra de capoeira angola, percussionista e comandante do Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi.

Feirinha Cultural – Espaço criativo com variedades, artesanato, brechó e gastronomia. A Feirinha Criativa acontece desde 2017. Começou acontecendo nos segundos domingos de cada mês. No formato atual, acompanha a agenda de eventos promovidos pela Funesc. É baseada na economia criativa e solidária, incluindo reciclagens e agricultura familiar.

 

Serviço: Programação Dia Internacional da Mulher

Local: Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego

16h – Feirinha Cultural

17h15 – Contação de história com Dany Danielle (Contação da Rua)

18h – Aula aberta capoeirança para mulheres com Mariana Sanfer e contra-mestra Tina

20h – Show Gatunas (PB)

22h – Show Duda Beat (PE)

 

Secom-PB

Foto: letras.mus.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui