Muitas homenagens marcaram a celebração, nessa segunda-feira (2), do Dia do Idoso, no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A unidade faz parte da rede estadual de saúde e atendeu quase cinco mil idosos vítimas de acidentes domésticos, em 2023. As comemorações ocorreram no Centro de Assistência Avançada no Trauma do Idoso (CAATI).

O Hospital de Trauma recebeu 4.827 pessoas acima dos 60 anos em 2023, desses, 3.996 foram só por queda, o que representa 82,7%, do total de entradas de idosos. Com relação ao ano passado, o número aumentou em quase 11%, já que em 2022, foram 4.328 atendimentos decorrentes de acidentes domésticos.

- Publicidade -

O diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, aproveitou a comemoração para fazer um alerta para o alto índice de acidentes domésticos com idosos, neste ano. “A maioria dos idosos chega com fratura por queda da própria altura ou escada. Essas quedas muitas vezes ocorrem porque o idoso já está com dificuldade de mobilidade, ocasionada pela idade mesmo e ainda porque não tem um espaço estruturado para ele”, esclareceu.

Laecio Bragante ainda chama a atenção para o local dos acidentes que são, na maior parte das vezes, dentro das casas. “Podemos perceber que mais de 75% das lesões ocorrem dentro de casa e provocam algum tipo de fratura. Nessa idade, a recuperação do idoso é mais difícil e, durante a convalescença, ele fica sujeito a desenvolver doenças pulmonares e problemas nas articulações. Para mudarmos essa realidade, a prevenção é simples e implica apenas na mudança de alguns hábitos”, enfatizou.

Como foi o caso de Sônia Maria Leite, 70 anos, que caiu da escada em casa. “Quando eu pensei que estava no último degrau, eu ainda estava em cima, acabei escorregando e caindo, como resultado, quebrei o fêmur. Mas, hoje foi um dia lindo. Ao receber essas homenagens, fiquei emocionada”, salientou.

Para a coordenadora de enfermagem do CAATI, Elaine Moraes, o setor comemora com felicidade o Dia do Idoso. “Para nós, que dedicamos um cuidado especial aos idosos, essa data se repete todos os dias. Cuidar da pessoa idosa é a nossa missão, fazemos isso com felicidade e respeito a quem tanto já contribuiu para a sociedade e agora precisa da nossa mais dedicada atenção”, pontuou.

Segundo a coordenadora da Psicologia, Alice Vieira, a ação teve como objetivo, além de celebrar o Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, proporcionar ao paciente a possibilidade dele ser parte integrante do próprio tratamento. “Sabemos que o estado emocional contribui muito para a evolução positiva do quadro clínico. Momentos como esses ficarão guardados na memória e no coração de todos”, ressaltou.

CAATI – O Centro de Assistência Avançada no Trauma do Idoso funciona 24h, conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos ortopedistas, clínicos, cardiologistas, nefrologistas, anestesiologistas, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, maqueiros e ortodontistas.

Dia do Idoso – No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado no dia 1º de outubro, com base na Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. A data tem como objetivo, além de homenagear as pessoas idosas, chamar atenção da sociedade sobre as necessidades desse público, exaltar suas contribuições para a sociedade, refletir sobre os desafios de uma população cada vez mais idosa e a importância de fomentar políticas públicas que promovam um envelhecimento saudável e autônomo.

Secom-PB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui