Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nessa segunda-feira (25), o Hemocentro da Paraíba realizou uma programação especial, com o objetivo de agradecer a quem doa e sensibilizar novos doadores de sangue.

Na abertura, a diretora do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, agradeceu aos doadores pela disponibilidade e pelo altruísmo em ajudar quem precisa. Lembrou ainda que é preciso chamar atenção da população para a importância da doação regular, pois todos os dias tem alguém precisando de sangue.

- Publicidade -

A programação festiva contou com a participação do musicista Neto Costa e Hellen Karla, dos super-heróis do Grupo AniMonteiro Personagens Vivos, animando desde o setor da coleta de sangue ao ambulatório de pacientes, além de momentos de beleza.

O dia do Doador registrou aumento de doações. O empresário Márcio Medeiros, 36 anos, compareceu ao Hemocentro para fazer sua 4ª doação de sangue. “Eu gostaria de ter mais tempo para vir doar. Sei da angústia de quem precisa de sangue e não consegue doadores, principalmente porque meu sangue O- é considerado raro e sempre tem alguém precisando”, declarou.

Já a estudante Maria Ana Belly de Melo Araújo é doadora desde os 16 anos, atualmente aos 19, ela repete o gesto de solidariedade duas vezes por ano. “Doar sangue para mim é uma alegria. Eu me sinto muito bem e feliz em saber que estou ajudando uma pessoa. Na primeira doação, eu fiquei eufórica, realizei um sonho”, pontuou.

Mais atividades – Ainda dentro da programação comemorativa, nesta terça-feira, será realizada uma coleta externa no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, das 8h até as 16h.

Critérios para doação – Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe).

Campina Grande e Sertão – No Hemocentro Regional de Campina Grande, a instituição recebeu os doadores com música, oferta de serviços de beleza, lanches e sorteio de brindes. A coordenadora do Hemocentro, Elilia Pombo, ressaltou que este foi o momento de agradecer a quem doa. Em Campina, o banco de sangue funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, de 7h às 11h30.

No Hemonúcleo de Patos, no Sertão do Estado, um café da manhã foi oferecido aos doadores. “Parabenizamos a todos os doadores do Hemonúcleo de Patos, de toda a hemorrede e agradecemos a todos pela solidariedade, por salvar vidas, pelo compromisso com a vida humana”, disse a assistente social Vânia Santos.

O Hemonúcleo de Patos fica situado na Rua Cinco de Agosto, s/n, no bairro Belo Horizonte, e funciona das 7 horas ao meio-dia, de segunda a sexta.

Em Itaporanga, os doadores também foram recepcionados por um café especial. Conforme a diretora, Cristiany Rodrigues o evento teve o objetivo de homenagear e agradecer a todos os doadores. A instituição está localizada na Avenida Osvaldo Cruz e funciona das 7h às 13h, de segunda a sexta.

Por sua vez no Hemonúcleo de Sousa, as comemorações foram antecipadas e aconteceram na última sexta-feira (22), com a recepção calorosa de doadores que participaram de um café da manhã e sorteio de brindes. A diretora, Cinthia Tavares, parabenizou os doadores.

Nesta terça-feira, o Hemonúcleo de Cajazeiras vai comemorar o Dia do Doador com uma recepção diferenciada.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui