A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inicia, neste mês de agosto, a transmissão do ‘Cine Enem’, projeto que reúne professores de diferentes áreas da Educação Básica e estudantes de Ensino Médio, em torno de discussões sobre filmes selecionados e temáticas que poderão ser exploradas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As exibições acontecem no Cine Teatro São José, em Campina Grande, sempre às quartas-feiras, a partir de 16h. Para ampliar o alcance a um maior número de alunos das redes pública e privada de ensino, as sessões também serão transmitidas pela TV Funesc (youtube.com/TvFunesc).

- Publicidade -

O primeiro Cine Enem 2021 será exibido nesta quarta-feira (11), às 16h, com o filme “1817, a Revolução Esquecida”, dirigido e produzido por Tizuka Yamazaki e Ricardo Fávila. Logo após, será aberto um debate com os professores Rafael Virgínio e Josineide Bezerra, que trarão contribuições, apontamentos e discussões sobre o filme e sua relação com as disciplinas de História e Geografia.

Josineide Bezerra é professora do Colégio Agrícola da UFPB, mestre em Geografia e doutora em História. Desenvolve pesquisas sobre cidadania e poder local, além de diversidades e relações de gênero. Atualmente, é também diretora da Associação Nacional de História (ANPUH – Seção PB).

Rafael Virgínio é formado em História pela UEPB, possui especialização em História da Paraíba e é professor do Ensino Médio em escolas de João Pessoa e Campina Grande. É autor de livro sobre História da Paraíba e professor de cursinho no Estado de São Paulo.

Na próxima quarta (25), será apresentado o filme “Homens de honra”, com participação dos professores Ivo Filho e Caio Américo. As mostras seguem, com frequência quinzenal, até 17 de novembro.

O evento é realizado através de uma parceria entre a Funesc e o Governo do Estado da Paraíba, Feira Literária de Campina Grande (Flic), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Festival Audiovisual Comunicurtas, Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) e Unifacisa.

Confira a programação:

11 de agosto 1º Cine ENEM 2021 – História e Geografia

25 se agosto: 2º Cine ENEM 2021 – Linguagens (Redação) e Atualidades

8 de setembro: 3º Cine ENEM 2021 – Biologia e Geografia

22 de setembro: 4º Cine ENEM 2021 – Física e Filosofia

06 de outubro: 5º Cine ENEM 2021 – Linguagens (Literatura)

20 de outubro: 6º Cine ENEM 2021 – Matemática

03 de novembro: 7º Cine ENEM 2021 – Química e Biologia

17 de novembro: 8º Cine ENEM 2021 – História e Sociologia

 

SERVIÇO:

Cine Enem 2021

Quarta-feira, 11 de agosto, às 16h

Filme: “1817, a Revolução Esquecida” (Tizuka Yamazaki e Ricardo Fávila)

Exibição: Cine Teatro São José (Campina Grande)

Transmissão: TV Funesc (YouTube/TvFunesc)

Professores convidados: Rafael Virgínio e Josineide Bezerra.

 

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui