Nesta quarta-feira (4) tem mais uma edição do projeto ‘De Repente no Espaço’, na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa. As atrações são os repentistas Raulino Silva (RN) e Severino Feitosa (PE). A noite dos poetas populares tem ainda como declamador oficial o poeta Iponax Vila Nova. As apresentações começam às 19h e ocorrem no mezanino do Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural. A entrada é gratuita.

O objetivo da ação é dar visibilidade a essa linguagem artística e literária, valorizando os poetas populares do Nordeste. “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc que teve início no mês de junho e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros estados da região.

- Publicidade -

Raulino Silva – Nascido no Rio Grande do Norte, na cidade de Antônio Martins, atualmente reside em Caruaru-PE. Com 17 anos de profissão já participou de centenas de festivais e ganhou 10 deles. Já gravou em três Cds e um DVD e agora se aventura no universo da música romântica.

Severino Feitosa – Nascido em Santa Terezinha (PE), no dia 25 de março de 1948. Participou de mais de 300 festivais e gravou três LPs e três CDs. Tem quase cinco décadas de carreira. No dia 11 de dezembro comemorou os 40 anos de profissão com a gravação de um DVD, em Campina Grande. A gravação contou com a participação de vários artistas, poetas e amigos, como Ivanildo Vila Nova, Daudeth Bandeira, Raulino Silva, Iponax Vila Nova, João Lourenço, Amazan e Moacir Laurentino.

Repente – No Brasil, a tradição medieval ibérica dos trovadores deu origem aos cantadores – poetas populares que vão de região em região, com a viola nas costas, para cantar os seus versos. Eles apareceram nas formas da trova gaúcha, do calango (Minas Gerais), do cururu (São Paulo), do samba de roda (Rio de Janeiro) e do repente nordestino. Ao contrário dos outros, o repente se caracteriza pelo improviso – os cantadores fazem os versos “de repente”, em um desafio com outro cantador. Não importa a beleza da voz ou a afinação – o que vale é o ritmo e a agilidade mental que permita encurralar o oponente apenas com a força do discurso.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. A poesia e a viola de Ivanildo estava em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular.

Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto.

Serviço

De Repente no Espaço

Com Raulino Silva e Severino Feitosa

Apresentação: Iponax Vila Nova

Data: 4 de outubro (quarta-feira)

Hora: 19h

Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes

Entrada: gratuita

Realização: Funesc/Governo do Estado da Paraíba

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui