A gripe, pneumonia e tuberculose são doenças que atingem o sistema respiratório e que possuem sintomas semelhantes, como a febre, por exemplo, mas com complicações diferentes. Por isso os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertam que é preciso estar atento a todos os sinais e procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) assim que aparecem os indícios de que há algo errado com o corpo.

Gripe – “A gripe é uma infecção aguda, que acomete principalmente o aparelho respiratório e dura cerca de duas semanas. É causada pelo vírus influenza. Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, fraqueza, tosse, coriza e dores nas articulações, em crianças pode até provocar diarreia”, explicou Ivana Cruz, médica da Unidade de Saúde da Família (USF) Boa Esperança.

- Publicidade -

Ainda de acordo com a médica, a transmissão da gripe se dá principalmente pelas gotículas da secreção da garganta, da faringe e/ou do nariz, expelidos do corpo através de espirro ou tosse. “Também é preciso ter muito cuidado com as mãos. Às vezes a pessoa saudável tem contato com o vírus apertando a mão de um gripado, que espirrou na mão ou tocando em algum local que esse doente espirrou, e acaba levando o vírus para organismo quando toca a mão na boca ou no olho”, complementou.

“A pessoa gripada tem que estar sempre lavando as mãos para evitar transmitir o vírus. Depois que uma pessoa espirra, o vírus da gripe consegue sobreviver de duas a oito horas em diversas superfícies”, relatou Ivana Cruz.

Repouso e hidratação são as recomendações dos profissionais para quem tem a doença. “Muitos tomam antigripais, mas estes medicamentos só aliviam os sintomas, mas não impedem a evolução natural da doença. A gripe afeta o corpo como um todo e é muito confundida com o resfriado, que é mais leve”, destacou a médica.

Pneumonia – Enquanto a gripe é uma infecção causada apenas por vírus, a pneumonia pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e parasitas. A mais comum é a transmitida por bactérias. “É uma infecção que pode atingir os dois ou apenas um dos pulmões. Muitas vezes as pessoas têm uma gripe e por ter quebra da defesa do organismo a doença evolui para uma pneumonia. Essa queda da imunidade pode acontecer ou por que o paciente tem uma doença crônica, por ser fumante, beber de mais, ser diabético ou pelo fato de terem problemas com as defesas naturais do aparelho respiratório”, enfatizou a médica.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os sintomas mais comuns da pneumonia são febre alta, tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, mal-estar generalizado, falta de ar e secreção de cor amarelada ou esverdeada.

“Diferente da gripe, que apenas hidratação e repouso são os remédios, nos casos de pneumonias o paciente tem que tomar antibiótico, para não piorar o quadro e se tornar uma infecção generalizada”, explicou a profissional de saúde.foto.Ivomar Gomes Pereira (2)

Tuberculose – É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). “Geralmente quando falamos em tuberculose, sempre se lembra da tuberculose pulmonar e nesse sentido pode-se confundir com a pneumonia, pois também se trata de uma infecção no pulmão. Mas, diferente da pneumonia, a tuberculose é crônica, tem evolução bem lenta, às vezes nem tem tosse no começo. Geralmente o primeiro sintoma é febre, que acontece mais no final da tarde, começa a perder peso, tem calafrios e depois vem a tosse” esclarece a médica Ivana Cruz.

O tratamento é feito à base de antibióticos por no mínimo seis meses. Os profissionais de saúde alertam que mesmo que o paciente sinta-se curado antes do término do tratamento, os medicamentos devem ser tomados durante os seis meses. “Aquela ideia de que fiquei bom, por isso vou parar com os remédios é uma ilusão. Fazendo isso, o paciente acaba aumentando a resistência do vírus”, alertou a médica.

A tuberculose pode ser transmitida facilmente pelas gotas da saliva do doente que são expelidas durante uma simples fala e também através de tosse ou espirro. Por isso, no início do tratamento o paciente com tuberculose costuma ser isolado.

USFs – Em João Pessoa, a Atenção Básica é formada por 191 Equipes de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Consultório na Rua e Academias da Saúde. A cada mês são realizados cerca de 370 mil atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Nas USFs são oferecidos serviços básicos para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) como, por exemplo, dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarreia, hipertensão leve e mal estar em geral. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF quando precisar fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial.

Dentro da política de prevenção, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários e planejamento familiar.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui