Foi publicado, nesta sexta-feira (13), o edital que estabelece as regras de ingresso no Curso de Especialização em Cuidados Paliativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). São oferecidas 30 vagas, e as inscrições devem ser realizadas no período de 14 a 20 de abril de 2020.

A pós-graduação será promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos do Centro de Ciências da Saúde/UFPB em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), vinculado à Rede Ebserh. Segundo a presidente da Comissão de Seleção, professora Solange Costa, a primeira turma foi formada em 2019, de modo pioneiro na Paraíba, representando um grande avanço na formação de profissionais especializados e na discussão sobre a importância da assistência humanizada ao paciente.

- Publicidade -

“Tal especialização tem como objetivo a capacitação de profissionais nessa área, a qual dedica-se a melhorar a qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças crônicas em estágios avançados e familiares, através da atuação da equipe multiprofissional”, explica a professora Solange Costa, que também coordena o curso, juntamente com o professor Ângelo Melo, gerente de Ensino e Pesquisa do HULW.

Podem participar da seleção profissionais com formação superior nas áreas de: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, que exerçam atividades em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e em Serviço de Atenção Domiciliar do município de João Pessoa, prestando assistência especializada a pessoas com doenças crônicas progressivas com, no mínimo, um ano de atuação.

INSCRIÇÕES E DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas, exclusivamente, em ambiente virtual pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), no período de 14 de abril a 20 de abril de 2020, até às 17h. Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço eletrônico https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/processo_seletivo/

Das 30 vagas ofertadas, 15 são reservadas a profissionais do HULW; 12 para funcionários de hospitais do SUS que oferecem assistência a pessoas com doenças crônicas degenerativas; e três a colaboradores do Serviço de Atenção Domiciliar do município de João Pessoa-PB.

O processo de seleção para o Curso de Especialização em Cuidados Paliativos constará de duas etapas, de caráter cumulativo, eliminatório e/ou classificatório. A primeira fase corresponde à análise de Currículo Lattes dos últimos cinco anos; a segunda etapa, a uma entrevista. Será considerado aprovado e classificado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7,0 em todas as etapas do processo seletivo. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site do HULW, onde o edital está publicado.

Rede Ebserh – Desde dezembro de 2013, o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba integra a Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

Fonte: paraiba.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui