Janeiro é um mês no qual as crianças estão de férias e, por isso, passam mais tempo em casa, brincando e se divertindo, o que pode ocasionar acidentes. Por isso, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos para evitar possíveis acidentes domésticos.

Segundo levantamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP), em 2019, foi registrado 2,2 mil chamadas por acidentes domésticos na Capital. O número representa aproximadamente 5% do total de 44,9 mil chamadas atendidas pelo serviço no ano passado. Os acidentes mais comuns são queda, intoxicação e ferimentos.

- Publicidade -

Ainda de acordo com o levantamento, a média de acidentes domésticos não varia muito durante os meses do ano, porém, é de extrema importância ficar atento aos pequenos riscos dentro de casa. Crianças e idosos são as principais vítimas desse tipo de acidente. Portanto, os cuidados devem ser redobrados.

A diretora geral do Samu JP, Érika Rivenna, alerta que os acidentes domésticos, muitas vezes, são ocasionados por descuido e pela falta de atenção. “Muitos idosos sofrem quedas, principalmente em banheiros por serem escorregadios, ou ferimentos com facas e outros utensílios de cozinha. Já as crianças podem se acidentar brincando com objetos inadequados”, disse.

Para evitar essas situações, ela aconselha cuidados básicos como: usar um tapete emborrachado no banheiro; não deixar cabo das panelas para fora do fogão, evitando queimaduras; evitar que idosos e crianças subam em escadas ou escadarias sem acompanhamento; evitar que crianças com menos de sete anos brinquem com objetos pequenos que possam colocar na boca e engolir; manter produtos químicos e objetos cortantes em lugares trancados; entre outros.

Caso aconteça algum desses acidentes, o primeiro cuidado que a pessoa deve tomar é acionar o Samu o mais rápido possível, através do número 192, e responder as perguntas dos atendentes que estão de plantão. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui