O Dia Nacional de Combate ao Colesterol é comemorado neste domingo, 8 de agosto. A data traz um alerta para a necessidade de prevenção, já que os riscos de doenças ligadas ao colesterol elevado no sangue é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, podendo ocasionar desde uma insuficiência cardíaca até um infarto. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza uma rede de atenção nas Policlínicas Municipais, voltada aos cuidados em cardiologia.

O atendimento de cardiologia da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa é realizado conforme o seguinte fluxo: o usuário é atendido nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) como demanda espontânea, onde as equipes de saúde fazem uma avaliação médica do usuário. Por meio da regulação, o paciente é encaminhado à Atenção Especializada e fica sendo acompanhado por um cardiologista.

- Publicidade -

“O primeiro atendimento é feito nas Unidades de Saúde da Família pelo clínico geral e, havendo a necessidade, é feito o encaminhamento médico para o sistema de regulação do município. Quando a consulta é liberada, o usuário é avisado por telefone. No ato da consulta com o cardiologista, é ofertado também um eletrocardiograma”, explicou Janaína Bezerril, diretora geral da Policlínica das Praias. O serviço de cardiologia também está disponível na Policlínica do Idoso (anexo ao Hospital Santa Isabel) e na Policlínica do Cristo Redentor.

Colesterol – O colesterol pode ser considerado um tipo de gordura (lipídio) produzido pelo organismo, que desempenha funções essenciais, a exemplo da produção de hormônio. O sangue é composto por dois tipos de colesterol: o LDL, que é conhecido como ruim por entrar nas artérias, provocando seu entupimento; e o HDL, conhecido como bom, por retirar o excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação das placas de gordura.

Tratamento – Pacientes com altos níveis de colesterol LDL precisam fazer dieta com baixo teor de gorduras consideradas ruins (saturadas) que, associadas a exercícios físicos aeróbicos regulares, podem reduzir entre 15 a 20% os níveis desse tipo de gordura no sangue e, consequentemente, atenuar as chances de complicações, como o infarto. Alguns pacientes precisam, além da modificação de estilo de vida, de medicamentos específicos para reduzir o colesterol ruim.

Prevenção – O estilo de vida está ligado aos hábitos alimentares e ao grau de atividade física, fatores que influenciam diretamente a saúde da população. É importante ter um estilo de vida saudável, praticar exercícios físicos regulares, além de seguir uma dieta equilibrada como parte da rotina diária.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui