O Centro Universitário Maurício de Nassau, o Uninassau, de Campina Grande, homenageou a secretária de Cultura da cidade, Giseli Sampaio, com a Comenda Maurício de Nassau, durante o 15º Festival da Pamonha, na manhã desta quinta-feira (9).

Giseli Maria Sampaio de Araújo é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especialista em Comunicação Educacional, mestre em Ciências da Sociedade pela UEPB/UFBA, doutoranda em Estudos Culturais pela UFSM. Foi coordenadora dos Fóruns de Cultura em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e representou o Brasil em Festivais Internacionais de Folclore.

- Publicidade -

Além de todo seu repertório profissional e acadêmico, a escolha da secretaria para receber o importante título se deu, segundo o coordenador acadêmico Rodrigo César, pela participação ativa de Giseli na instituição, bem como na idealização do festival e na cultura de forma geral.

“Ela é uma figura muito presente na cena cultural campinense, com destaque para a dança e a organização de eventos. Uma homenagem mais que justa”, disse Rodrigo.

Durante o recebimento da Comanda, a secretária destacou a emoção de ser lembrada em um evento tradicionalmente conhecido não só em Campina Grande, mas no Brasil. Lembrou também sobre o período que integrou a universidade, além de reforçar a honra de ser homenageada em vida.

“Compartilho com vocês que tinha que ser na data de hoje, há exatamente 6 anos eu perdi a minha mãe. Eu estava trabalhando no Parque do Povo, coordenando as quadrilhas e integrando o júri, e chegou a notícia que minha mãezinha havia falecido, e aí eu desabei. Mas foi a arte que me curou, que me salvou. Eu tirei 7 dias de luto, mas eu voltei para trabalhar o restante dos dias do São João, porque eu me sentia viva: entre os artistas, entre as pessoas, na festa junina, então é muito especial para mim”, enfatizou a gestora.

O Festival

Com 15 anos de existência, o Festival oferece uma programação diversificada, com degustação de pamonhas, curso livre, homenagem à personalidade da cultura campinense e apresentações musicais. Essa será a primeira edição do Festival após a pandemia da Covid-19, e a iniciativa tem a finalidade de valorizar a produção local da pamonha.

O Festival da Pamonha iniciou na quarta-feira (08), às 9h30, com o curso de Ficha Técnica e Precificação de Comidas Típicas. À noite, às 19h, aconteceu a solenidade de abertura, com a entrega da comenda Maurício de Nassau. No local, haverá barracas de comidas típicas e apresentações musicais.

Nesta quinta-feira (09), está prevista, por volta das 14h, haverá a degustação das pamonhas pela comissão organizadora do Festival. À noite, às 19h, vai acontecer a cerimônia de encerramento, além da divulgação do resultado do concurso da Melhor Pamonha.

A programação acontece na Instituição, que fica na Rua Antônio Carvalho de Souza, 295, Estação Velha (por trás do Fórum Afonso Campos).

Codecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui