As mudas de árvores utilizadas nas áreas públicas como praças, canteiros de ruas e avenidas e escolas públicas passarão a ser produzidas pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) no novo Viveiro Florestal de João Pessoa. Nesta sexta-feira (26), o secretário de Meio Ambiente, Welison de Araújo Silveira e o secretário executivo, Djalma Castro, inspecionaram as obras e adaptações que estão sendo feitas no espaço do novo Viveiro.

O novo Viveiro Florestal está sendo preparado para funcionar em uma área bem perto do antigo Viveiro, no Valentina Figueiredo, na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº, próximo ao Sesc Gravatá.

- Publicidade -

O secretário de Meio Ambiente, Welison de Araújo Silveira, destacou que o Viveiro Florestal está sendo revitalizado. “Estamos trabalhando para que o espaço tenha todas as condições necessárias para funcionar como o local onde nasce o verde de João Pessoa – dali sairão as espécies que vão recuperar áreas verdes, manter nossas ruas, praças e escolas públicas sombreadas, sempre com foco na qualidade de vida da população”, concluiu.

No local são produzidas mudas de ipês, pau brasil, saboneteiras, sibipirunas, entre outras, todas nativas da Mata Atlântica. A produção de mudas é coordenada pelo biólogo Carmelo Édson da Nóbrega, que acompanha todos os processos, da coleta das sementes ao preparo das futuras árvores. As sementes utilizadas na produção de mudas são coletadas em árvores consideradas matrizes, localizadas em diversas cidades da Paraíba. Os técnicos usam mapas, visitam as áreas, localizam as árvores e fazem a coleta. No Viveiro, as sementes passam por um processo de secagem em telas na sombra, são encaminhadas para uma câmara fria e outras seguem para a terra. Quando germinam são transferidas para saquinhos – uma parte das mudas é utilizada no plantio urbano, recuperação de áreas degradadas e outra parte são distribuídas com a população.

Por causa das restrições, impostas pela pandemia de Covid-19, o Viveiro Florestal não está recebendo a população que deseja pegar mudas de árvore. Assim que o serviço de doação de mudas estiver disponível a população será avisada.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui