A Secretaria de Saúde de João Pessoa organizou um fluxo para a emissão de carteira da pessoa com fibromialgia, atendendo à lei municipal que protege os direitos dos cidadãos acometidos por esta síndrome. Eles poderão utilizar o documento para a identificação em determinados locais nos quais necessitem de atendimento preferencial.

Para a emissão da carteira, o usuário deve se dirigir à sua unidade de saúde da família de referência, portando os seguintes documentos: RG, CPF, foto 3×4, Cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo atualizado de diagnóstico da fibromialgia. As USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

- Publicidade -

“Caso o usuário não tenha laudo médico comprovando que tem fibromialgia, poderá marcar uma consulta com o reumatologista, diretamente na Policlínica Municipal do Cristo ou Jaguaribe”, destacou Anne Helga Almeida, gerente de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde. As policlínicas municipais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A documentação passará por análise da Secretaria de Saúde e, por fim, o usuário receberá a carteira através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).

Serviço – As pessoas com fibromialgia, em João Pessoa, podem ser atendidas no Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor). O serviço é referência em reabilitação e tratamento da dor nas pessoas acometidas por síndromes dolorosas crônicas. São oferecidos atendimentos médicos nas especialidades de medicina da dor, reumatologia, neurologia, psiquiatria e dermatologia.

Os pacientes de dor crônica devem ser encaminhados ao Cendor através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e passar pela regulação municipal. O Cendor fica localizado na rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, em Mangabeira II (anexo ao Ortotrauma). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem desejar entrar em contato para informações deve ligar para os números 3239-1221 ou 3239- 3225.

Fibromialgia – É uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. A dor é acompanhada de sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Lei Municipal – ALei Ordinária 13.991/2020 institui a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município de João Pessoa, com diretrizes como atendimento multidisciplinar, participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para este grupo, disseminação de informações relativas ao tema, incentivo à formação e capacitação de profissionais especializados na assistência a este público e atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos órgãos municipais, empresas privadas e comerciais.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui