A combinação de dois itens é capaz de afastar inúmeras doenças da criançada. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta sobre os cuidados com a higiene dos pequenos e a importância de sempre lavar as mãos usando a combinação da água com o sabão. Muitas crianças estão aprendendo essas práticas com os profissionais de saúde, nas Unidades de Saúde da Família (USF) e serviços que oferecem assistência do cuidado infantil.

Segundo Gilliard Abrantes, gerente de Atenção Básica da SMS, os profissionais têm trabalhado com orientação das crianças, pais e responsáveis, visando garantir a segurança dos pequenos. “Os cuidados necessários são orientados de maneira integral na Atenção Básica, através das Unidades de Saúde da Família, tanto pelas equipes de referência – médicos, enfermeiros, agente de saúde e profissional de saúde bucal, quanto pela equipe multiprofissional – nutricionista e fisioterapeuta. Toda informação neste período de pandemia é feita por esses profissionais”, explicou.

- Publicidade -

A orientação passada pelos profissionais é que nos primeiros anos de uma criança constituem uma fase de acentuado desenvolvimento motor, socioemocional e cognitivo. Integram esse período da vida uma grande curiosidade pelas coisas do mundo e a disponibilidade para novas descobertas e aprendizados. Sendo assim, ele é o momento ideal para ensiná-la sobre a importância de cuidar de si mesma, entrando aí a higiene pessoal.

O gerente de Atenção Básica deu algumas dicas de como tornar a rotina de higiene pessoal infantil mais lúdica e divertida. “Faça penteados divertidos durante o banho da criança; leia livros e gibis sobre o tema para os pequenos, visando informar sobre o assunto de forma descontraída e associe as práticas de higiene corporal a momentos gostosos do dia”, sugeriu Gilliard.

Uso de máscara – Além de todos esses cuidados, é importante não esquecer do uso de máscara, pois elas são capazes de reter grande parte das gotículas que saem quando se fala, tosse ou espirra. Dessa forma, elas reduzem expressivamente os riscos de transmissão e de contaminação. “Neste processo, a contribuição dos pais é fundamental, sempre ensinando e lembrando as crianças sobre lavar as mãos e usar máscara”, disse o gerente.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui