Nesta terça-feira (01) é comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da seção de DST/Aids e Hepatites Virais, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e distritos sanitários deu início na manhã de hoje a programação de promoção à saúde, alusiva à data.

Iniciando o calendário de atividades, a ação desta terça-feira aconteceu na Estação Rodoviária da capital. Na ocasião os profissionais da SMS abordaram as pessoas que passavam no lugar alertando sobre necessidade do cuidado contínuo e dos perigos da doença, além da distribuição de gel lubrificantes e preservativos e disponibilização de testes rápidos para HIV.

- Publicidade -

“Dezembro é o mês que marca a luta para conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a doença, mas não é apenas nesse mês que precisamos falar sobre a AIDS e ter o cuidado. Ele precisa ser contínuo e é preciso que haja uma conscientização maior por parte da população sobre os perigos da doença, principalmente os jovens, um público que tem aumentado o número de infectados”, explica Roberta Cabral, técnica da área de prevenção do setor de DST/AIDS.

Claudio Carvalho é comerciante na Rodoviária há 12 anos, segundo ele é muito raro ter ações dentro da estação. “A ideia de trazer essas ações para cá é muito boa, ainda mais por aqui ser um local com grande fluxo de pessoas, mas que quase não se tem atividades voltadas ao cuidado da saúde da população”, disse o comerciante.

Otávio Pinheiro e Adriano Marques vieram de Salvador para conhecer a capital e se surpreenderam com a atividade. “A gente está acostumado a chegar e sair dos lugares e esse cuidado não existe, então ficamos felizes ao encontrar uma atividade desse tipo e de tão grande importância que a conscientização para AIDS e principalmente por estar sendo ofertado por uma órgão público”, comentam os turistas.

As ações alusivas ao Dezembro Vermelho acontecem durante todo o mês de dezembro nos cinco distritos sanitários da SMS. E nos dias 05 e 09 com ações do DST/AIDS.

05/12 – Praça do Skate, no Retão de Manaíra, das 13h às 19h;

09/12 – Shopping Tambiá, das 12h às 17h.

Prevenção – O preservativo (camisinha) é o método mais eficaz contraceptivo e para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e sífilis. Para ter acesso aos preservativos de forma gratuita, o usuário deve procurar os serviços da rede municipal de saúde.

CTA – Para saber mais informações, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa, lá o usuário pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites.  Vale lembrar que, a identidade da pessoa é preservada.  O serviço funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O Centro está localizado na Rua Alberto de Brito, S/N, Cais Jaguaribe. O telefone para contato é o (83) 3214-6092 ou 3214-6091.

Luta – No dia 1º de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 80, envolvendo os governos federal, estaduais e municipais e organizações sociais.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui