A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quarta-feira (1), uma oficina sobre a importância das práticas integrativas e complementares à saúde (PICS) no Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade aconteceu no auditório da Terapia Ocupacional do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Com o título ‘Qual o papel das PICS na produção do cuidado nos territórios?’, a oficina foi direcionada para residentes, preceptores e trabalhadores das unidades de saúde da família (USF) que atuam ou atuaram ofertando práticas integrativas para avaliar e propor ações nesta área de cuidados.

- Publicidade -

De acordo com a coordenadora da área técnica de Práticas Integrativas da SMS, Patrícia Margarete, durante a oficina, foram levantadas questões a fim de redefinir o papel dos centros de práticas integrativas e complementares à saúde (CPICS) e das USF na rede de cuidados do SUS. “O objetivo é avançar no matriciamento, na educação permanente e na descentralização da oferta de cuidado pelas PICS”, afirmou.

A atividade é uma parceria da SMS com a UFPB, Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Escola Técnica de Saúde da Paraíba. “A oficina trouxe como contribuição o fortalecimento da política de PICS, no município de João Pessoa, além de ouvir os trabalhadores para construir as ações do cuidado de forma integral com práticas integrativas nos territórios”, disse Maria do Carmo, assessora técnica de PICS da SMS.

Serviço – A rede municipal de saúde oferece à população práticas integrativas e complementares por meio dos centros especializados Equilíbrio do Ser, nos Bancários, e Canto da Harmonia, no Valentina Figueiredo, além do Núcleo Cinco Elementos, no Parque Arruda Câmara (Bica) e em diversas unidades de saúde da família.

Para ter acesso, o cidadão pode procurar diretamente um desses serviços e apresentar documento de identificação, cartão SUS e comprovante de residência em João Pessoa. O usuário passará por uma escuta qualificada para ser encaminhado às praticas integrativas adequadas as suas necessidades.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui