Serviços de terraplanagem e retirada de lixo foram algumas das demandas atendidas que chegaram à Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) através dos articuladores e conselheiros regionais que atuam em toda a Capital. Entre início de maio e até segunda-feira (21), foram resolvidas 51 solicitações de zeladoria. Ao todo foram recebidos 131 pedidos, 30 estão pendentes e 50 já estão em andamento.

De acordo com levantamento da Assessoria Técnica da SEPP, as demandas são registradas pelos articuladores responsáveis pela região e que são acionados pelos moradores que vivem o cotidiano dos bairros e comunidades e identificam problemas que podem ser sanados, melhorando a qualidade de vida nos locais.

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Um dos destaques foi o serviço de terraplanagem executado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), realizado na semana passada nas ruas Monte Sinai e na Salgado de São Félix no Bairro das Indústrias. A iniciativa foi comemorada pelos moradores do bairro. Maria Isabel da Silva, que reside na Monte Sinai, disse que é um trabalho que melhora a vida tanto dos pedestres quanto para motoristas. “A gente tinha muita dificuldade de passar na rua, são muitos buracos e quando chove fica pior. Agora fica melhor”, falou.

Para o articulador da Leandro César, da 6ª Região da Participação Popular, da qual o Bairro das Indústrias faz parte, a terraplanagem é um dos serviços mais requisitados pelos moradores. “Ameniza muito os problemas do bairro da região, principalmente depois que chove, pois causa muito transtornos para a população. Com a terraplanagem a locomoção fica bem melhor”, afirmou.

Já na 3ª Região da Participação Popular foram realizados vários serviços de limpeza demandados pela população. Algumas dessas ações, feitas pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), ocorreram no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Márcia Suênia, em Mangabeira VII/Cidade Verde, e na estrada de terra que liga a Comunidade Sonho Verde à Comunidade do Jacarapé, em Mangabeira VIII. Na primeira, foi feita a retirada da vegetação que cercava o prédio; na segunda, foi feita a retirada de pontos de lixo.

Segundo os articuladores da 3RPP, Ana Eleonora e Thyago Matias, as demandas são identificadas após visitas nas regiões e através de solicitações dos moradores. “Fazemos várias visitas na região, uma média de quatro por dia. Nessas visitas vamos vendo o que podemos fazer, como Participação Popular, para melhorar as condições dos bairros e das comunidades”, explicou Ana Leonora.

Zeladoria – A maioria das solicitações que chega até a Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) é considerada de zeladoria, como podas de árvores, retirada de entulho, iluminação pública, sinalização nas vias de pedestres, entre outras do tipo.

O secretário da Participação Popular, Thiago Diniz, tem destacado bastante a interação entre a SEPP e as secretarias que são executoras de serviços, como uma forma de unidade da gestão em prol de João Pessoa.

Secom-JP

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