A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), tem disponibilizado equipes permanentes nos mercados públicos para garantir o cumprimento do decreto municipal e das medidas de proteção e combate à Covid-19. As ações envolvem, entre outras medidas, o controle do fluxo de pessoas nesses espaços, a fiscalização do uso de máscaras por parte de consumidores e comerciantes, a disponibilização de álcool gel e a garantia do funcionamento exclusivo de serviços essenciais nas dependências dos mercados.

As equipes da Secretaria têm constatado que a população está satisfeita com as medidas adotadas e que as pessoas estão tomando os cuidados necessários. “Corredores livres, todos usando máscaras e pessoas preocupadas em seguir as orientações de higiene, tomando os cuidados de distanciamento, são alguns dos pontos que as equipes tem observado. Nosso pessoal faz esse trabalho educativo de orientação, passando em todas as partes do mercado e reforçando a importância desses cuidados. A população está compreendendo a necessidade dessas medidas e está se protegendo”, destacou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

- Publicidade -

Lembrando que desde o dia 9, as feiras livres estão suspensas temporariamente, conforme publicação de decreto municipal, com o objetivo de reduzir pontos de aglomerações na cidade. No entanto, os mercados estão funcionando com serviços essenciais e em horário diferenciado, mas atendendo a demanda da população. “A gente tem recebido um retorno positivo por parte de quem frequenta os mercados. As pessoas elogiam o trabalho, a acessibilidade que está sendo garantida e os cuidados com a higienização que as equipes estão proporcionando. Não temos encontrado grandes pontos de aglomeração e a sensação que dá é que, com as medidas adotadas, de fato o ambiente está salubre para ser frequentado. No entanto, reforçamos o apelo a população para que só saia de casa quando realmente for preciso”, reiterou Zennedy.

Praças – A Sedurb em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) tem realizado rondas nas praças. A ação tem o objetivo de assegurar o cumprimento do decreto que proíbe temporariamente a população de frequentar esses espaços. Nesta quarta-feira (20) equipes da Sedurb já passaram pelas praças Lauro Wanderley (Funcionários), Inocop (Cristo), Praça da Amizade (Rangel), Praça da Independência e Pedro Gondim (Torre). O trabalho continua durante todo o dia, com rondas de fiscalização.

A avaliação deste trabalho também tem sido positiva. “São várias equipes distribuídas em rondas pelas principais praças da cidade e o que se observa é que a população está respeitando a orientação da prefeitura. No início da pandemia a gente ainda encontrava algumas pessoas nas praças fazendo atividade física. Com o trabalho de orientação, estamos notando que esses espaços estão, de fato, sem circulação de pessoas. Quando eventualmente encontramos alguém, fazemos a orientação e a pessoa compreende e vai para casa. Sabemos que temos belas praças na cidade, mas o momento é de pensar no bem-estar coletivo e permanecer em casa, garantindo o isolamento social”, explicou o secretário.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui